ADEUS AOS ESCARGOTS - LIVRO DE MICHAEL STEINBERGER

18/05/2013 14:06
 

 

Se você é um aficionado por comida francesa, como eu, não deixe de ler o livro 'Adeus aos Escargots' (Editora Zahar), ou 'Au Revoir to All That (Food, Wine, and the Endof France)', no seu título original.

Escrito convincentemente por Michael Steinberger e publicado lá fora em 2009, o livro traça a história da culinária francesa a partir da ruptura dos hábitos alimentares medievais, identificados no 'Le Cuisinier François', de 1651, até o aparecimento dos esperançosos neobistrôs que vêm pontuando a cena gastronômica de Paris.

A introdução já é bastante interessante quando o autor conta a história da "troca da sua mulher por um fígado de pato", pontuando os demais capítulos com tiradas de bom humor, em escrita e tradução impecáveis.

Interessante como ele descreve a história da cozinha francesa, com foco ora nos chefs, ora nos restaurantes, entremeadas com citações e críticas aos 'senhores' do Guide Michelin - com trechos de várias entrevistas feitas pessoalmente por Steinberger.

 

As alterações feitas por Escoffier nos menus, as expressões usadas por Carême como "mantenha a simplicidade", vão fixando você na leitura e impossibilitam o abandono do livro no meio de um capítulo.

A partir daí se dá o começo da parte principal com 'A França em crise', a 'La nueva cocina' - ascensão da cozinha espanhola, a história do fast-food com a invasão do McD (atualmente o 2º mercado mais lucrativo da rede), os vinhedos franceses, etc ... mostrando o declínio da gastronomia francesa até os dias de hoje. Pode ser que você não concorde com os argumentos dele, mas as informações contidas no livro são bastante interessantes. Os grandes segmentos não são poupados com histórias sobre a crise nos vinhedos, a extinção de alguns queijos populares e idolatrados pelos franceses, o desaparecimento das famosas baguettes, etc.

Sugiro também a leitura de uma entrevista feita por Kay Ryssdal com Steinberger que pode ser acessada no http://www.marketplace.org/topics/life/french-cuisines-not-what-it-used-be.

Fica aí a sugestão para todos os fãs da gastronomia francesa. Boa leitura!!!