ALAGOAS - POUSADA CAMURIM GRANDE

29/03/2017 09:32

Crítica: Camurim Grande - Um excelente restaurante numa pousada de charme em Maragogi (AL)

Por indicação do 'prefeito gourmet' (SL) de Maragogi fomos almoçar na Pousada Camurim Grande. O nome remete ao robalo, nosso velho conhecido e inesquecível peixe de água salgada, apreciado por seu sabor.

Em 2012 a casa do casal Marcelo Lacerda e Kiti (Cristiana Freire) foi transformada em restaurante e com o passar do tempo bangalôs e chalés foram construídos apenas nos 5% do terreno de 5 hectares que contemplam mangueiras, coqueiros, cajueiros e manguezais. 

A pousada é super charmosa, com obras de arte de escultores como o pernambucano Francisco Brennand e o alagoano André da Marinheira, entre tantas, e estão disponíveis 10 bangalôs, 6 chalés e 5 suítes.

 

A cozinha é comandada pela chef fluminense Maraney Cardoso - a Mara, que há 13 anos saiu de Teresópolis (RJ) para encantar a Costa dos Corais com a sua gastronomia dos mares. Aliando a boa gastronomia alagoana a produtos da própria horta da pousada, elabora um menu bastante diversificado incluindo os peixes - naturalmente, a carne de sol e a farinha de mandioca. Mas como você está nas Alagoas é claro que os peixes e frutos do mar têm preferência. O serviço de atendimento é correto, simpático e atencioso. Foto de Nilde Lins.

Começamos com caipirinhas de limão e bolinhos de bacalhau muito bem executados, cremosos e saborosos.

DJ escolheu o Camurim Grande, descrito assim pela chef: filé de robalo grelhado com purê de banana arroz de castanha e molho de laranja. O filé de robalo, alto, cozido no ponto da perfeição saciou o seu paladar recebendo aplausos e elogios.

Para fazer um teste da cozinha da chef Mara, escolhi o Polvo em Páprica - tentáculos de polvo na manteiga de ervas, com batatas ao murro e creme de pimentão. O polvo estava super macio e temperado na medida certa, com acompanhamento de batata bolinha cozida - não ao murro, e tomatinhos confitados. Perfeito, saboroso e super bem acompanhado ...

De sobremesa um mil folhas de morango completou o surpreende e delicioso almoço.

De saideira: café com bolinhos de goma, tão tradicionais nas Alagoas.

Vale a pena conhecer e se deliciar com o local e os quitutes da chef Mara.

A simpática Cristiana imprime sua paixão na decoração aconchegante da pousada  um cantinho cheio de charme para viver sem pensar muito, apenas curtir e ser feliz, e nada mais.

Endereço: Rodovia AL 101 Norte, km 124, (vizinho ao Salinas de Maragogi) –  Maragogi, litoral norte de Alagoas.Telefone:(82) 3296-2044