BRASÍLIA CASA BIER

23/05/2016 15:53

 

 

 

Casa Bier 2016

 

Mais de 100 rótulos de cervejas artesanais, brassagem coletiva, lançamento de rótulos e shows

 

De 9 a 11 de junho, no Iate Clube de Brasília

A sua cerveja nunca mais será a mesma!

Durante três dias, a Capital Federal será palco de uma nova experiência cervejeira. De 9 a 11 de junho, o Casa Bier 2016 vai reunir produtores, especialistas e amantes de cervejas artesanais no Iate Clube de Brasília. Shows, degustações e até mesmo uma brassagem coletiva -  preparação de uma cerveja artesanal, junto com alguns dos maiores especialistas da cidade - também estarão na programação do Casa Bier.

O evento, em sua segunda edição, vai levar ao público mais de 100 rótulos nacionais e importados e muita informação sobre o novo mundo da cerveja.  "Queremos que as pessoas entendam e sintam-se parte desse universo que cresce vertiginosamente em número e opções de tipos e marcas. Criamos uma verdadeira experiência cervejeira para o público", explica Tarso Frota, um dos organizadores do evento e sócio da Pulso Distribuidora.

Serão mais de 100 torneiras de chope, 20 stands de cerveja, 5 stands de comida e atrações musicais imperdíveis em mais de 4.000 m².  Totens interativos vão abrir as portas para os visitantes  logo na chegada, com diversas explicações sobre esse universo.  Marcas nacionais e importadas como a Colombina (Goiânia), a microcervejaria cigana  X (Bsb), a Providência(Paraná) e a cervejaria libanesa 961 Beer estarão entre as opções divididas entre Lagers e Ales. 

Como não poderia faltar, algumas cervejarias lançam rótulos durante o Casa Bier, tradição nesse tipo de evento que cria oportunidade exclusiva para o público provar novos sabores.  Entre as novidades, a  Stadt Bier que se reposiciona no mercado investindo em uma linha de cervejas artesanais. Também a Corina , truck de cervejas, lança novo produto no Casa Bier e a Mr. Brownie em parceira com a microcervejaria X lançam a Brownie Ale.

A programação do Casa Bier começa na quinta-feira, 9 de junho, a partir das 17h, com show da Banda Surf Sessions e os Djs DannyBoy, Lucas Billy e Maraskin pra botar a galera pra dançar.  

 

Na sexta-feira, 10,  também a partir das 17h, Renato Vasconcellos  agitando a noite com o melhor do Jazz e Rock'n Roll ficará por conta dos Djs  Spot  e Montana, que prometem botar "o Casa a baixo".

 

E sábado a festa começa mais cedo, às 12h e vai até às 2h (madrugada do dia 12, Dia dos Namorados) e será embalada pelo samba do Adora-Roda e o suingue da Banda Salve.  Será o All Day Beer, um dia totalmente dedicado aos sabores, técnicas e conhecimentos sobre a cerveja. Nesse dia, o Casa Bier realiza a brassagem coletiva. Termo utilizado para o processo de produção de cervejas, a brassagem artesanal segue uma série de processos de cozimento, fermentação, filtragem e descanso antes de poder ser servida. O processo leva, no mínimo, 30 dias.

 

O Casa Bier é uma realização da Formiga Design, do Clube GB e da Pulso Distribuidora. Conta, ainda, com os apoios do Iate Clube de Brasília, da Rádio Executiva FM e o patrocínio da Cervejaria Bohemia.

 

Confiram  vídeo com momentos da edição 2015

https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=Dqn93BeIKa0

 

Sobre o mercado cervejeiro

O Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo. A média anual de litros consumidos por cada habitante cresce ano a ano. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em novembro de 2013 revela que a cerveja é a bebida preferida de 2/3 dos brasileiros para comemorações, com 64% da preferência.

Enquanto a classe C opta pelas grandes marcas, as classes A e B buscam a produtos que apresentem diferenciação. Atributo fortemente encontrado nas cervejas artesanais, cujo consumo é majoritariamente masculino, com idades entre 18 e 65 anos. As mulheres que as consomem têm entre 30 e 65 anos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bebidas – Abrabe.

Micro cervejarias e importadoras estão ocupando um importante espaço no mercado nacional. As chamadas cervejas especiais, que reúnem — segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) — as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium, ocupam hoje 5% do mercado e têm previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos.

Na última década, a produção de cerveja no Brasil cresceu impressionantes 64%, saltando de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais, segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal). É um mercado em franca expansão: o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás de Estados Unidos e China e supera a Rússia e a Alemanha. (Fonte SEBRAE)

MAIS UM POUCO  SOBRE CERVEJA

 

Antes de começar a fazer uma imersão no universo da cerveja, seria interessante defini-la para que não haja dúvidas sobre o que ela é. Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.

Vinho, por exemplo, é feito de uva e uva não possui amido. Whisky e vodka podem até ser feitos de cereais maltados, porém são destilados, portanto não são cerveja (isso você já sabia né?).

Dentro desta definição de cerveja encontram-se diversas variedades, de acordo com fatores como método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, história, origem e assim por diante.

 

LAGERS

As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo, responsáveis por exemplo por mais de 99% das vendas de cerveja do Brasil.

Originarias da Europa Central no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Tem entre seus tipos mais conhecidos a Pilsener, tipo de cerveja originariamente criada no século 19 na cidade de Pilsen, região da Boêmia da República Tcheca, e que por isso muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils ao invés de Pilsener.

 

ALES

O que a difere das Lager é o tipo de fermentação, que é feita em temperaturas mais altas, geralmente entre 15 e 24ºC. É um processo antigo de fabricação, o que fez com que as cervejas do tipo Ale fossem as únicas disponíveis até meados do século XIX, quando foi inventada a baixa fermentação (Lager).

Dada essa “antigüidade”, aliada principalmente à fermentação a quente, os sabores complexos, maltados e lupulados das cervejas Ale são incomparavelmente mais perceptíveis, sendo cervejas mais encorpadas e vigorosas.

 

LAMBICS

A maioria dos especialistas classifica as cervejas do tipo Lambic como uma terceira categoria, em separado das Lager e Ale, por causa do seu tipo de fermentação, que é espontânea. 

São feitas de trigo, porém não são adicionadas leveduras no mosto, ficando a fermentação a cargo dos agentes naturais, os quais são encontrados somente numa pequena área ao redor de Bruxelas. Daí a dificuldade em encontrá-las, bem como o seu preço elevado.

Trata-se de um tipo muito peculiar de cerveja, dotada de uma gama extremamente numerosa de aromas, os quais vão do frutado (como framboesa, cereja ou banana) ao extremamente cítrico (como vinho branco ou vinagre).

Fonte: https://www.brejas.com.br/cerveja.shtml

Serviço:

Casa Bier 2016 - Edição

De 9 a 11 de junho

No  Iate Clube de Brasília

Setor de Clubes Esportivos Norte - Trecho 2

Comercialização de cervejas artesanais e especiais
Palestras, Brassagem Coletiva e menus harmonizados
Ingressos:

R$ 30,00 – acesso para um dia
R$ 70,00 – passaporte para os três dias

Ingressos  online - www.casabier.com.br

Informações: (61) 3797.0003 / 3201.3323
Classificação: 18 anos

 

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

 

Dia 09 - Banda Surf Sessions e Djs Danny Boy, Lucas Billy e Maraskin

Dia 10 – Renato Vasconcelos e Djs  Spot e Montana

Dia 11 – Banda Adora-Roda  e Banda Salve

 


PONTOS DE VENDA

SWEET CAKE (QI 21 do Lago Sul e 412 Sul)
CANTUCCI BISTRÔ (403 Norte)
MR. BROWNIE (103 Sul)
EMPÓRIO SOARES & SOUZA (212 Norte e 412 Sul)
IATE CLUBE DE BRASÍLIA (Setor de Clubes Esportivos Norte - Trecho 2)

Facebook/CasaBier
Instagram/@CasaBier

 

Informações para imprensa

Tato Comunicação - (61) 3263.5597/ 3263.8916

Jaque Dias - (61) 9988.9618

Cíntia Rogner - (61) 9213.9013

Silvia Pacheco - (61) 9833.5207

tato.mkt.imprensa@gmail.com