BRASÍLIA - TOCANTINS

22/03/2017 13:28

Cansado de ir a restaurantes 'estrelados', bem divulgados, caros, com pop-chefs, mas com comida medíocre, péssimo atendimento, verdadeiras farsas para os consumidores que gostam de comer bem, resolvi garimpar alguns 'pés-sujos'.

Primeiramente fui visitar um que fica nas minhas redondezas (Asa Norte), mais precisamente na 210 Norte, atrás do Acarajé da Rosa. Não tem nome aparente, mas segundo o atendente se chama "Tocantins".

Nas panelas está a cozinheira Alzira, uma senhora franzina, com pinta de mal humorada à primeira impressão mas que no decorrer do tempo em que estive lá se tornou simpática, sentando junto com os clientes mais conhecidos ao final da preparação do almoço.

O lugar é frequentado por porteiros e trabalhadores das adjacências, aquele senhorzinho que vai todos os dias beber a sua cerveja escondido da família, tendo até uma mesa cativa para quem quiser arriscar ou saber o resultado do jogo do bicho.  

O menu de hoje você podia escolher entre um filé de merluza, uma carne de panela com aipim ou uma linguiça fina apimentada - tudo acompanhado de arroz, feijão mulatinho e salada de tomate e alface. Não tem menu fixo e o preço é R$ 13,00!!!

Como tudo no pé-sujo é de tamanho generoso, pedi a carne e a linguiça informando que não precisava caprichar...

Serviço super atencioso, corroborando com a máxima de que "Pé sujo que é pé sujo, de verdade, trata todo mundo como se fosse da diretoria".

A carne estava macia, bem temperada, com o aipim derretendo de bem feito. O feijão carecia de um capricho melhor - meio aguado. Pedi a pimenta da casa para acompanhar o almoço e me surpreendi com sua delicadeza e ardência no ponto - nada de Tabasco!

fico feliz de ver que em tempos de crise ainda existem bons lugares, bons preços, e bons pratos para você se sentir especial!