LONDRES - PINTS AND COFFEE

18/06/2013 13:50

Mais dicas de Joca Vidal, de Londres:

"Estando em Londres não deixe de se perder pelos pubs da cidade. Um dos melhores programas para se fazer por lá, alguns são bem aconchegantes e te "prendem" por horas. O melhor pub que fui se chama Oxford Arms (http://www.oxfordarmscamden.co.uk)  e fica em Camden Town, bem perto do buxixo. 

Um oásis para os cervejeiros, o Oxford Arms servia os melhores pints (copos de chopp de 500ml) aliados a um ótimo atendimento.

O pub existe desde 1968 e tem uma administração familiar. Eles também servem tira gostos como nachos e sanduíches como chesse burguer, etc.

O melhor pint do pub é sem dúvidas o da Hoegaarden, cerveja 'branca' belga fundada em 1445. Mesmo tendo ido para Amsterdam e Bélgica depois de Londres não encontrei mais este pint, o que o torna quase que exclusivo, difícil de achar. Paramos por lá várias vezes para saboreá-lo. Outro pint que se destacou foi o de Guiness, tradicional cervejaria irlandesa, que caiu muito bem no clima fresquinho da cidade. Não dá para comparar a experiência de tomar um pint de Guiness em Londres e aqui no Brasil.

Pint de Hoegaarden

O outro pub que me surpreendeu foi o Nicholson's, no Convent Garden (http://www.nicholsonspubs.co.uk), considerado como o pub que tem a melhor seleção de 'ales' de Londres - e já recebeu vários prêmios por isto. 

Ale é um tipo de cerveja produzida a partir de cerveja maltada usando uma levedura de alta fermentação que proporciona um sabor frutado. Se passar por lá prove a London Pride.

Passando da cerveja para outro tipo de bebida muito cultuado na capital britânica: o café. Em praticamente a cada esquina tem um comércio rico e sério de casas de café, com concorrência pesada. Uma boa dica para um café diário e rápido são os do Costa (www.costa.co.uk), 

que levam a sério seu trabalho e se destacam de outras cadeias como Starbucks e Café Nero. Tente o capuccino médio ou o Vanilla Latte. Expresso nunca, eles não sabem servir por lá.

Agora, se o assunto é tomar um café com mais tempo e de qualidade superior, seu lugar em Londres é no Princi (www.princi.com). Localizado no Soho, perto da Oxford Street, o Princi foi indicado antes da viagem e prontamente coloquei no roteiro, sem arrependimento. 

Almoçamos no restaurante, tipo um self-service só de produtos italianos, como se fosse uma padaria chique. Sensacional a variedade de pratos, massas, saladas, doces e etc. Mas o melhor ainda estava por vir: o capuccino do local é de se tomar chorando de tão bom. Naquele estilo 'melado', com chocolate no topo, o café do Princi se destaca dos demais, não era á toa que todos estavam tomando. Provamos acompanhado de torta de chocolate, totalmente ofuscada pela saborosa bebida que nos deu um ânimo extra para continuar o passeio."