NOVA YORK - 3º DIA - EATALY

14/06/2013 13:54

 

Começamos o nosso 3º dia por NYC caminhando até Greenwich Village, que foi o berço da geração beat (para quem é mais velho). No final da década de 1960, com o elevado número de mortes na Guerra do Vietnã, o mundo viu uma das maiores mobilizações anti-guerra acontecer em Greenwich Village, ao mesmo tempo em que os hippies se concentravam no local e os americanos lutavam, também, pela liberação sexual.

 

 

Foi utilizado nas gravações do seriado Friends e foi residência de Joey, Rachel, Monica, Chandler, Ross e Phoebe.

Por localizar-se em Manhattan, o Village tem perdido espaço cultural, estudantil e residencial para novas áreas comerciais, embora ainda seja considerado um ponto histórico da cidade de Nova Iorque e um dos locais mais eloquentes dos Estados Unidos. Atualmente, o bairro é sede da festa de Halloween mais famosa do país, e também recebe a parada gay da cidade. As ruas do Greenwich Village são uma mistura de museu e galeria à céu aberto, onde os imigrantes se misturam à agitada cultura local nova-iorquina, ao passo que o grande número de universitários trata de boemizar a vida noturna.

O distrito era mais conhecido no século XIX como Washington Square, que dá o nome à praça.

Entre seus mais notáveis moradores estão John Lennon, Astor Piazzolla, Allen Ginsberg, Bob Dylan, Eugene O'Neill, Jack Kerouac, Raul Seixas, durante o seu exílio (texto extraído da wikipedia).

Não custa nada ter um pouco de nostalgia ...

Seguimos para o Soho ("South of Houston"), com suas ruas tranquilas e cheias de charme, notável por ser o local de muitos artistas, lofts e galerias de arte, e também, mais recentemente, pela grande variedade de lojas e estabelecimentos comerciais que vão desde boutiques de lojas de luxo nacional e cadeias de lojas internacionais. Vale a pena dedicar uma manhã para fazer esse passeio.

 

Estando no Soho, não deixe de ir na Dean & DeLuca, 560 Broadway (entre Spring St & Prince ST), que é um paraíso para todos aqueles que gostam de gastronomia ... 

 

 

 

 

 

Continuando até NoLIta (North of Little Italy), que hoje é o Soho de quinze anos atrás. Um charme! Estando em NoLIta, você anda um pouquinho mais e está em Little Italy, Chinatown e Lower East Side. 

Diversas paradinhas para compras e seguimos para o Eataly, que não tínhamos conseguido lugar no dia da nossa chegada e consegui fazer uma reserva para hoje.

O lugar é um dos muitos do mega-empresário e chef Mario Batali. Conheci-o através do programa Spain ...On the Road Again, ao lado de Mark Bittman, Gwyneth Paltrow, e da atriz espanhola Claudia Bassols. 

 

Não perdia nenhum episódio da viagem maravilhosa que eles fizeram pelo interior da Espanha - muita comida e muitas bebida!!! 

Se quiser saber mais sobre o Mario, entre no http://www.mariobatali.com/about_biography.cfm

Dois anos depois de Oscar Farinetti abrir em Turim, na Itália, ele firma uma parceria comercial com Mario Batali, Joe Bastianich e Lidia Matticchio Bastianich de Batali-Bastianich (B & B) Hospitality Group e trás o Eataly para Nova York. O mercado localizado na 200 Fifth Avenue (o antigo Edifício Toy) é o que há de melhor para os amantes da gastronomia.

 

 

 

Há um mercado de varejo de iguarias e vinhos, um centro educacional de culinária italiana, e vários pequenos restaurantes, que eles rotulam como "boutique". Esta delícia gourmand apresenta carnes curadas e queijos, frutas e legumes, carnes frescas, peixe fresco, massas artesanais, sobremesas, sorvetes e cafés.

No 14º andar está a Birreria, tipo uma cervejaria (cervejas de altíssima qualidade) e comida excelente. Atendimento primoroso e agitação total.

 

No almoço tem um menu especial composto de antepastos e prato principal. O couvert é simplesmente pão e azeite, sendo que o pão vem embrulhado num papel super charmoso. 

Pedimos o antepasto do dia com mortadela (ótima), presunto cru, sopressata,grana padano e taleggio, azeitonas, geléia de pimenta, pimentões vermelhos e picles de cebola. Com um chopp, nada igual!!!

Os pratos principais e seus pedigrees:

DJ: um bife Angus, de Diamond Ranch - Kansas

E eu um pork da Bensmiller Farm, in Sigourney, Iowa.

Ambos pedimos para acompanhar olive oil smashed potatoes, traduzindo: purê de batatas, meio pedaçudo, terminado no azeite. Delícia! É para tentar fazer em casa ... diferente!

Expresso e a conta ....

 

É um lugar para se tomar cuidado com o cartão de crédito, senão ele sai voando e quer comprar tudo! Eu tomei, mas com muita dor no coração!