RIO DE JANEIRO - SUSHI LEBLON

05/06/2013 14:02

Ainda sobrou um espaço na minha agenda-Rio para o almoço de hoje e convidei a minha caçula RVG ou BG para ir comigo conhecer o Sushi Leblon, o primeiro japonês do bairro que desde 1986 está na "pole position" dos nipônicos cariocas.

A mesma trinca do Brigite's - ver post de ontem -, ou seja,  Ana Carolina Gayoso (viúva do famoso campeão de asa delta Pepê, que nos deixou em 1991), Maria Beatriz Stewart e Marina Hirsch, comandam a casa e têm a preocupação de manter o cardápio antenado com as novas tendências do mercado.

O resultado é que o Sushi Leblon é conhecido pela qualidade dos peixes servidos, pelo atendimento atencioso, ambiente alegre e aconchegante, e o paraíso dos paparazzi que ficam de prontidão todas as noites para clicarem os famosos que vão lá para provarem as delícias do lugar. Já andaram por lá a Madona, o Tom Cruise e Owen Wilson, entre muitos outros ...

 

 

Fomos os primeiros a chegar e fui logo escolhendo uma caipisakê de lichia que estava excelente - no ponto certo!

Para abrir o apetite pedi umas (ou uns?) guiozas de carne bem tostado por fora com o recheio muito saboroso. 

Apesar de ser um prato típico da culinária chinesa, foi adotado pelo Japão e resto da Ásia. Consiste tipicamente de um recheio de carne moída e/ou de legumes dentro de um fino invólucro de massa, que é então selado através da pressão em suas extremidades e cozido ou frito. Costumam ter um formato semelhante ao do ravióli mais gordinho e consumidos com um molho à base de shoyu. O prato, que está entre os mais típicos da culinária japonesa atual, teria sido levado para o Japão pelos soldados que haviam lutado na Manchúria durante a Segunda Guerra Mundial

De prato principal pedi o salmão meio cozido, com uma crosta de chá verde, "japa fries" - batatas fritas crocantes envoltas em diversas ervas -, e uma espécie de maionese ou molho tártaro também bem codimentado, com uma cama de shimeji. Delícia!!!

BG (ou RVG), escolheu um atum com crosta de gergelim sobre um yakisoba de cogumelos, dando uns "tapas" nas minhas "japa fries".

De sobremesa arriscamos o tempura de brigadeiro com shot de saquê com frutas vermelhas, que não amamos muito. Deveríamos ter ido no sorvete de queijo com doce de leite ou no sorvete de tapioca com bala de coco.

Batemos aquele papo gostoso e ela já saiu voando pro trabalho ...

Agora sei porque o Sushi Leblon é super badalado e merece uma visita sempre!

 

Rua Dias Ferreira, 256 - Leblon – Rio de Janeiro - Horário de funcionamento segunda-feira das 12 às 16h e das 19 à 1h30. Terça-feira a sábado, das 12 à 1h30. Domingos das 13 à 0h. Tel.: 2512.7830 - http://www.sushileblon.com/