Salvador – Taboada Bistrot

10/02/2017 18:59

 

Por Luiz Roberto Marinho - nosso 'amigo gourmet' que foi a Salvador - BA e nos honrou com o seu post.

Culinária tipicamente francesa de qualidade em pleno território do acarajé? É possível, sim. Por recomendação a OM de um baiano de paladar refinado, lá fomos, OM, JR, LP e eu, aproveitando um pedaço das férias nas praias locais, jantar no Taboada Bistrot, no centro nervoso do bairro do Rio Vermelho. O casarão, que pertenceu à família Taboada, conhecido clã da terra de Caymmi, fica num endereço quase colado à efervescência dos barzinhos e barracas de acarajés tidos como dos melhores de Salvador.

 

Tem Marselhesa no acarajé. O chef e dono é o francês  Bertrand Fonteun,  que aportou pela primeira vez em Salvador aos 19 anos,  em 1979, cumprindo o serviço militar na Marinha do seu país. Voltou outras vezes, casou com uma baiana, teve uma filha com ela, separou, casou com outra baiana. Está tão tropicalizado que nos relatou ter sentido um frio de doer nos ossos quando esteve na França, em dezembro, revendo a parentada.

Casarão preservado, o ambiente interno é confortável, com iluminação indireta e jazz (uma das minhas paixões)  discreto nas caixas de som. Nas paredes de tijolo aparente, gravuras de Caribé,  o argentino mais baiano do que muito baiano, fotografias de Pierre Vergé, o francês também mais baiano do que muito baiano,  talvez o maior retratista da cultura afro-brasileira.

Ao contrário das lendas sobre a baianidade, o serviço é eficiente e discreto. OM pediu o francesíssimo filé cru picado na faca, uma das suas predileções culinárias - Tartare de Boeuf Style Brasserie. Condimentado como deve ser, estava bom, mas OM, avessa a pimenta, não terminou por causa do molho Tabasco que Bertrand, segundo ela,  teria adicionado em excesso. Uma batata suíça no ponto acompanhou o tartare..

 

LP e eu fomos de Pétalas de Bacalhau Confités et Legumes Crocantes. As lascas de bacalhau confitado no azeite estavam macias, de desmanchar na boca, acompanhadas de um purê de batata baroa e de legumes corretos.

JR escolheu o Filet de Poisson du Jour a La Mariniere, mas substituiu o acompanhamento do risoto de limão siciliano por legumes no vapor. Disse que seu badejo no creme de champignon estava muito bom.

 

Parafraseando o bordão,  na Bahia, como os franceses, é claro que pedimos, como sobremesas, o Crème Brulée (eu), servido em quantidade generosa, e   o tradicionalíssimo Petit Gateau. Estavam comme il faut – isto é, certos, no ponto ideal de doçura.   

Sem malabarismos, maneirices e falsas modernidades no cardápio, o Taboada Bistrot foi uma boa experiência. Como avalia o crítico de gastronomia José Orenstein, para aprovar um restaurante, voltaremos.  

Taboada Bistrot

Rua José Taboada Vidal, 9, Rio Vermelho, Salvador - (71) 3334-7846