SÃO PAULO - BOTTEGA BERNACCA

30/06/2017 20:19

Sabe quando você vai a São Paulo e quer comer uma massa simples, bem feita e que, de vez em quando, vai se lembrar? Este era o meu desejo ...

Depois de muito pesquisar decidimos (DJ, RG e RT) ir no Bottega Bernacca, na inesquecível Rua Padre João Manoel, que nada tem a ver com a que conheci nos anos 70. Com apenas 14 lugares internos e cerca de 10 na calçada, um menu enxuto e uma carta de vinhos igualmente pequena, é o tipo de restaurante que gostaria de ter. Um serviço que faz a diferença, com atentos e simpáticos garçons (poucos - também não dá mais ...), transforma o local naquele restaurantezinho (de espaço, é claro!) acolhedor e romântico para se ir sempre! Parabéns ao Davide Bernacca, um dos sócios do badalado Serafina.

A decoração é bem simples, com iluminação bem reduzida para criar aquele climão romântico, e a inevitável parede de giz com as sugestões do dia.

Começamos com um excelente Crostini del Re: pão italiano crocante com mussarela de búfala gratinada e presunto italiano cozido, destacando a excelência dos produtos utilizados na sua confecção. Belo pontapé inicial!

RG/RT escolheram reprisar o spaghetti à l'amatriciana, que não leva tomates mas, sim com um excelente molho branco feito com cebolas cozidas por 8 horas, ganhando um sabor de bacon e manteiga na sua finalização.

DJ optou por um nhoque de batatas levíssimo com molho de trufas italianas e, se tivesse o dobro, comeria tudo ....

Ao ouvir do atendente que uma das sugestões do dia era o famoso prato romano 'caccio e pepe' não hesitei. Cito, então, o chef romano Marco Renzetti: “Este é um dos pratos mais sofisticados da culinária romana, é difícil achar o equilíbrio de ingredientes e a textura do molho”. É um prato que apesar de parecer simples, pela quantidade dos ingredientes (queijo Pecorino, pimenta-do-reino, um pouco de água do cozimento da massa), desafia até cozinheiros tarimbados. A temperatura certa é o segredo do prato para se transformar num molho cremoso e picante. O molho não pode ser muito salgado, nem muito sólido, nem muito líquido, tem que ser leve, deve envolver todos os fios da massa e ser servido imediatamente. O da Bernacca, a exemplo de outro italiano da cidade, utiliza um toque de limão siciliano que, no meu entendimento, passou um pouco do que deveria ter ... outro detalhe: o ponto de cozimento da massa estava, para mim, faltando cerca de 1 minuto de cozimento para ficar 'al dente'. O chef consultado simplesmente me disse: cozinhei a massa por 10 minutos como deve ser. Fazer o quê? Comi, mas não fiquei satisfeito, apesar da pronta sugestão de troca ....

Para finalizar pedimos duas sobremesas normais em qualquer italiano: salame de chocolate com frutas vermelhas e tiramisù - um dos melhores que comi até hoje.  

 

Vale a pena conhecer e se deliciar ...

Bottega Bernacca - Rua Padre João Manuel, 826 – Cerqueira César – São Paulo/SP - Fone: 11 3586-7103 (não aceita reservas), mas aceita todos os cartões