SÃO PAULO - PADARIA DA ESQUINA

02/07/2017 09:07

Estando em São Paulo recentemente não poderia deixar de conhecer a 'Padaria da Esquina', do vitorioso chef português Vitor Sobral que, só na cidade possui os restaurantes Tasca da Esquina (que visitei em 2012 com a saudosa Inês Cruz - https://amigogourmet.webnode.com/news/s%C3%A3o-paulo-tasca-da-esquina) e a Taberna da Esquina. Foto de Lucas Terribili

Grande referência da gastronomia portuguesa pela sua forma única de interpretar e modernizar os pratos tradicionais lusitanos, apostou no Brasil e só tem colhido sucessos.

Localizada na Alameda Campinas, não fica na esquina, com uma decoração simples e moderna que nos remete ao Soho, em NYC, é um misto de padaria e secos e molhados com uma infinidade de produtos de fabricação própria que nos abraçam e nos fazem querer provar todos. A loja é bastante ampla com o  piso de mosaico português e com os móveis em madeira clara.

 

Eu e a minha filha (RVG) fomos tomar um café da manhã tardio, em função do famoso trânsito da cidade. São três opções de café: Coimbra, Sintra e Évora; optamos pelo Évora (pães do dia, folhado do porto, ovo mexido, presunto royale, mortadela com pistache, queijo meia cura, manteiga, fruta do dia - mamão, mel, compota, pastel de nata) por ser o mais completo e dar para duas pessoas. Caso você queira acrescentar sucos, café expresso é só pedir .... mas é cobrado à parte!

E ali ficamos colocando o papo em dia durante algumas horas, provando e degustando os excelentes produtos oferecidos, sem pressa ... "deixa a vida a me levar, vida leva eu ...."

Os pães (Mouro, Caco, de Deus, entre tantos outros) estavam ótimos, o ovo mexido no ponto certo, os frios - mortadela e presunto - excelentes,  o pastel de nata nos remeteu à 'terrinha'. Apenas o folhado do Porto nos surpreendeu pois não é feito com massa folhada, mas não destoou do resto do café da manhã.

Para levar estão disponíveis 'congelados' com vários tipos de bacalhau, além dos pães, geleias, queijos, embutidos, doces típicos, etc, etc ..... A partir das 11 horas o almoço (de segunda à sexta) começa a ser servido com pratos executivos que mudam diariamente e se concentram, é claro, na figura principal: o bacalhau (a açorda, bacalhau com broa, com natas, Zé do Pipo e o espiritual). Voltarei para comer o Bitoque (contrafilé, molho manteiga e ovo frito - acompanha batata frita), que é servido todos os dias...

   

Vale a pena visitar, degustar e levar os produtos disponíveis.

Alameda Campinas 1630 - São Paulo - tel: 11 2387-0149