AMSTERDAM - COMIDINHAS

20/06/2013 13:47

Amsterdam é uma cidade ótima para várias coisas, inclusive para comer! Lá você vai da baixa à alta gastronomia em instantes e não se aborrece por isso, pelo contrário. A cidade tem muita coisa boa: restaurantes, padarias, pubs, cafés e etc. Comer na rua, nas barraquinhas, é programa obrigatório. E, como você está sempre caminhando, a comida rápida é sempre uma boa opção para aproveitar mais o que Amsterdam tem a oferecer.

Profiteroles de chocolate, feito em barraca de rua.

 

No primeiro dia, assim que chegamos, descobrimos o Café Thijssen, em Jordaan , o bairro da moda. Como o dia estava ensolarado, várias mesinhas na calçada foram postas e o lugar estava bem agradável. 

Sentamos por lá, para ver o movimento, e devoramos maravilhados um dos broods (bruschettas) da casa, com queijo de cabra, pesto, honing e rúcula (a mais gostosa que já comi), no pão preto italiano.

Acompanhou um chopp Jupiler (https://jupiler.be/fr), leve e delicioso. Vimos que era o que todos estavam tomando por lá e não nos arrependemos.

 

Um dos restaurantes "barbadas" de Amsterdam é o Bazar, que fica numa rua em que diariamente acontece um mercado. Procure chegar para o almoço e dê uma rodada pelas barracas. Se for á noite a boa é reservar um lugar, de preferência no 2o. andar. A rua, Albert Cuypstraat, é bem fácil de chegar, de trem ou até á pé, se estiver na disposição. Fomos neste restaurante em nossa primeira visita à cidade, em 2008, e queríamos muito voltar. Chegamos num horário pré-jantar e tínhamos 1h30 para comer antes da reserva chegar. Tempo suficiente para degustarmos os tira-gostos da casa: Felafel (felafel com harissa e pide) e Humus (mousse cremosa de grão de bico, azeite e tahine, com pide)

 

Salada Felafel (salada fresca com felafel, que são pequenos hambúrgueres feitos de grão de bico, tàbouleh e molho de alho) e Baleh Morgh (asas de frango crocantes com molho barbecue).

Experimente tomar os chopes da holandesa Wieckse, que vem com um misturador e um copo estiloso, e da belga Palm.