BERLIM - HENNE

09/10/2013 14:15

E vamos para Berlim com BG/RT, no "O melhor frango com salada de batatas da minha vida!!!"

A casa na Leuschnerdamm 25, em que o "hen" está localizado foi construída em 1888 como residência. Em 1908, ou seja, há mais de 100 anos , o "frango" sempre foi o carro chefe da sua história turbulenta ao estilo de um clássico "Old Berlin Tavern", com uma calorosa cozinha típica  e uma mobília autêntica de Berlim.

Este restaurante sobreviveu às duas guerras mundiais, sendo que o Muro de Berlim foi construído ao lado de sua porta da frente, forçando-o a fechar uma parte do seu terreno. O jardim da cerveja, reaberto depois de 1989, é o lugar mais procurado e animado para sentar-se no verão.

Fomos por indicação de amigos e nos deparamos com um restaurante escondido, numa área residencial e bem típico alemão, bem escuro, com quadros antigos e mesas comunitárias com toalhas xadrez. O melhor era que não tinha nenhum turista, mas, em compensação, o cardápio era todo em alemão, fato que rimos muito ...

 

Com a ajuda da garçonete, pedimos uma cerveja típica do sul da Alemanha, Fränkischier Landbier, tipo Helles Lager. Uma delícia!

Tínhamos que pedir o famoso e icônico frango crocante com salada de batatas.

 

O frango demora meia hora para ficar pronto, e o próprio restaurante solicita paciência e compreensão pois são preparados na ordem das encomendas. Então, continuamos curtindo a cerveja e degustando a excelente salada de batatas. Com a chegada triunfal dele, já tínhamos devorado a salada inteira .... pedimos outra porção!

O frango veio inteiro, sem ser partido, e come-se com as mãos mesmo e isso faz toda a diferença - nem talher vem.

"Ai ai' foi uma experiência e tanto, saímos de lá felizes. Vale muito a pena.

Leuschnerdamm 25 de Kreuzberg, Berlim , 10999 - Kreuzberg - Tel.: 030/614-7730