BOGOTÁ - 100GRAMOS

13/01/2014 10:37

Situado dentro do Hotel Click Clack (belo nome!), o 100Gramos é um convite a dividir a mesa, provando diferentes pratos com proporções adequadas. Todos os pratos têm o mesmo peso: 100 gramas! Nem tão grandes, nem tão pequenos. É uma proposta interessante e nova: quando você sai com um grupo de amigos ou família pode pedir vários pratos e todos degustam.

A idéia é da Chef Natalia Ramírez, com experiência em restaurantes tops na Espanha, aonde aprendeu os segredos dos chefs Martin Berasategui e Luis Aduriz, e do chef consultor Juan Felipe Camacho.

Outra novidade é que nos menus são informados os valores nutricionais de cada porção.

E lá fomos nós (RG, DJ, OG e LRM) nos encontrar com CMA e A.. que estão morando em Bogotá e acertaram esse encontro para colocarmos o papo em dia. Outro casal (R/P) simpático se uniu ao grupo para provar as delícias da Chef Natalia.

A decoração é cuidada e bem bolada com vários objetos adaptados para que você perca algum tempo apreciando as 'obras de arte' expostas. Por exemplo: um secador de cabelos profissional se transforma num abajur ...

 

Começamos com um pão delicioso e um molho com tomates e ervas divino - um molho bem mediterrâneo.

Para acompanhar alguns Piscos Sours muito bem feitos ...

Uma breve explicação do relato abaixo (os pratos): os restaurante e hotel têm um jornal para divulgar os seus eventos. Chegando lá pensei que o jornal era o cardápio, dobrei e coloquei dentro da bolsa - só ao chegar ao hotel é que percebi a grande mancada. O início está bem explicado pois os pratos estavam descritos no jornal. A partir daí tive que puxar pela minha cabeça sessentona para explicar um pouco mais para vocês. Mas, vamos lá.

Um 'crudo de salmón - finas lonchas de salmón sobre espárragos verdes, crema de yogurt, aguacate y cítricos', deram início ao festival de tapas bem elaborados - se podemos rotula-los assim.

A seguir, um 'pulpo a la parrilla - pulpo parrilado sobre crema de garbanzos y tahini, aceite verde y garbanzos crujientes'. Polvo delicadamente cozido e terminado na churrasqueira.

Vieiras fritas na perfeição sobre uma geleia de cebolas e ervas. A vieira estava maravilhosa ...

Almôndegas de carne de boi bem leves com molho suave de tomates frescos e ervas.

Costeletas de porco caramelizadas com linguiças picantes. As linguiças de autoria da chef estavam ótimas. Idem para as costeletas.

Telha de arroz com pequenas pimentas raladas e folhas comestíveis. Exótica! Parece que você está comungando com uma hóstia apimentada.

Asas de frango com ovo poché. As pequeninas asas de frango estavam desossadas formando um 'embrulho' de sabor magnífico por dentro e bem crocante por fora. 

Creme com avelã e amêndoas. Tipo um flan, leve e saboroso.

Creme de pistache. Tipo uma mousse. Gostei mais do primeiro.

Para acompanhar, do início ao fim, um La Crema Californiano Pinot Noir, 2011.

E alguns acabaram com um chá ....

Muito bom rever amigos, bater um bom papo,  comer e beber bem. Obrigado CMA, até a próxima!!!

Carrera 11 No. 93-77 - Tel.: 7430404 - Bogotá