BOGOTÁ - JACQUES

13/01/2014 18:28

Situada na Diagonal, em Bogotá, a Jacques foi inaugurada há 18 anos. Os aromas já o atraem na calçada e o empurram para entrar neste castelo mágico francês onde você é recebido por pães e doces saindo dos fornos. 

 

A atmosfera do lugar é de um palácio em estilo barroco com brilhos em bronze que dialogam com querubins espalhados pelo salão. A luz natural inunda os ambientes através das suas janelas e de seus vitrais.

 

Num espaço localizado no centro da 'boulangerie', uma homenagem a Capela Sistina destaca as obras de Michelangelo, Rafael e Botticelli.

No fundo, à direita, uma escadaria procura remeter à do Palácio de Carlos V, na Espanha, ou uma réplica do filme "A Bela e a Fera", em forma de onda e grades de bronze. Mas no alto da escada um painel impede a passagem pois está em obras.

Outro canto é inspirado no filme Cabaré Moulin Rouge.

 

No segundo andar existe uma área VIP com somente duas mesas para uma refeição mais exclusiva.

A decoração dos banheiros é um caso à parte ... a foto é do masculino, naturalmente!

 

O local devia ter um guia para explicar cada um dos cantinhos ....

Para escrever sobre o  Jacques tive que pesquisar com a Natalia Garzón, do El Tiempo: "Deus é o inspirador do lugar, por isso, a entrada é um sinal de que abençoa o estabelecimento e os seus clientes, enquanto que nas paredes do estacionamento tem citações da bíblia", diz ele.

Anento Jacques é francês, veio para a Colômbia há 25 anos para fazer um trabalho profissional, conheceu a Adriana, uma 'cartagenera' de ascendência libanesa, e é pai de dois filhos. "Eu fui diagnosticado com câncer de rim, mas Deus me salvou. Depois desse episódio, eu tive uma fratura da coluna vertebral, que levou dois anos em tratamento intensivo. Por ter essa segunda chance, Deus tornou-se o centro da sua vida e da pedra do seu negócio. Deus abençoe o meu restaurante e todos os que a visitam", concluiu Anento.

Logo que você entra, à direita, tem um balcão repleto de "postres" que podem ser degustados em uma das várias mesas dos salões ou levar para casa. Quando vi 'canelés' e 'madeleines' pedi uma amostra para degustar e aprovei. Muito bons - 'comme il faut!'

 

Inicialmente foram pedidos vários tipos de pães (chocolate, grãos, etc) que foram devorados rapidamente com manteiga da casa. Nova porção foi pedida ...

Como éramos 8 'amigos gourmets' (RG, DJ, LRM, OG, CA, AO, R/P) ficou impossível anotar o que cada um pediu, mas pelas fotos abaixo vocês terão uma ideia .... inclusive eu estava embasbacado com a decoração e detalhes do lugar. Viajei!!!

  

Comi um 'croissant' de queijo e presunto delicioso acompanhado de uma saladinha no ponto!

Após os ovos, LRM provou um suco verde com hortelã e se empolgou - aliás não é novidade ele se empolgar!!!

À esquerda, uma "vitrine" aberta com os seus deliciosos pães, tipo 'self-service' - você coloca dentro de uma cestinha e leva para casa ... 

Conta com um serviço de almoços que muda todos os dias - entrada (carpaccio de salmão), prato principal (filé ao Café de Paris ou frango com mostarda) e sobremesa.

A Jacques Boulangerie está localizada na 109 Calle N ° 15-52.