BRASÍLIA - A BELA SINTRA

27/10/2012 13:13

 

Depois de ficar praticamente duas semanas sem pensar no meu lado G (gastronômico), em função de estar trabalhando com o meu lado C (consultor), resolvi comer bem!
Durante essas semanas me conformei em comer biscoitos e sanduíches da TAM, ou refeições rápidas de hotel, ou ir a restaurantes que ainda não merecem um post por aqui. O contato mais próximo à gastronomia foi o fim da leitura do excelente livro "O GANSO MARISCO e outros papos de cozinha", do Breno Lerner; a crônica "O primeiro grande baile e o último suspiro do império" é imperdível como informação e comédia!
Inspirado nos posts da amiga Inês Cruz (https://www.viavitis.com.br), que acabou de fazer uma viagem inspiradora a Portugal, marquei com o casal amigo gourmet OG/LRM para irmos ao A Bela Sintra provar algumas delícias portuguesas. 
Aberto em junho do ano passado, já tinha estado lá num almoço com o também amigo gourmet AM.
A chef Ilda Vinagre, da matriz de São Paulo, e o chef residente Chicão são os responsáveis pelos acepipes. Alguns pratos foram criados especialmente para a filial de Brasília - Salada Real, Bacalhau do Lago, Filé Mignon ao Porto, Robalo do Chef e Pudim de Amêndoas são alguns deles.
 
Saindo do "esquema brasiliense" de montar restaurantes em pequenas lojas e fazer "puxadinhos", A Bela Sintra tem uma fachada imponente e oferece um ambiente de classe num espaço amplo e confortável. A adega climatizada conta com mais de 120 rótulos de vinhos à disposição.
Aguardando a chegada do ilustre casal de amigos começamos - eu e DJ - com um Carpano e um Kir Royal. Um pouco de cultura para vocês: o Kir Royal é um drink aperitivo e foi criado em 1904 na cidade de Dijón (FR). Seu nome é uma homenagem ao político francês Félix Kir que foi prefeito de Dijon por 23 anos consecutivos. Uma parte de licor de cassis para nove partes de champagne, adicionando uma cereja como charme.Já o Carpano PUNT E MES foi criado na Itália em 1870, quando ao final do pregão da Bolsa de Valores, uma determinada ação havia subido "um ponto e meio". Para comemorar, um agente da Bolsa decidiu pedir seu Carpano com meia dose de bitter, dando-lhe o nome de "Punt & Mes". O Carpano é um "vermouth" nobre que mescla as virtudes originais com substâncias balsãmicas secretas e aromáticas.
Um couvert muito bem fornido de pastas, manteiga e a minha perdição: criquetes, rissoles e bolinhos de bacalhau. Os pães deliciosos são feitos na própria cozinha e se você não tomar cuidado perde totalmente a fome pois os pães, vira e mexe, são substituídos.
 
O menu com várias opções de pratos da culinária portuguesa apresenta algumas indicações de pratos para duas pessoas. Ficamos por aí: bacalhau com lagostins para as meninas e arroz de bacalhau com lagostins para os meninos. Elogios de todos os comensais! LRM chamou o mestre Chicão para que ele explicasse com faz o arroz de bacalhau; o motivo é o seguinte: todos os domingos ele faz um bacalhau para o almoço de família na sua belíssima casa no Lago Norte, gerando, inclusive, um pedido da garotada para que ele aprenda a fazer outro prato.
 
Para acompanhar, espumante Chandon Brut!
Um capítulo à parte é a apresentação das sobremesas: elas são mostradas em duas bandejas de cobre com as saborosas opções portuguesas do chef. Optamos, depois de muitas escolhas, por uma musse de coco diet, uma torta de nozes com ovos moles e por um toucinho do céu. Brilhantes!
 
Café e mignardises completaram a comilança e LRM, para variar, teve que tomar um licor. 
O escolhido dessa vez foi um Chartreuse que é produzido pelos monges cartuxos da Grand Chartreuse na França. Estes monges foram retratados no filme "O Grande Silencio". O licor é composto por álcool, açúcar e 130 plantas e substâncias vegetais; não há uso de produtos químicos e este é o único licor verde no mundo, de cor natural. Fica "dormindo" por anos em barris de carvalho antes de ser comercializado.
Ao encerrar o jantar encontramos com o casal MG/MA, que estavam fechando as comemorações das suas bodas de estanho. Estanho? Ah sim: 10 anos! Parabéns ao belo casal - ela, inclusive, é leitora assídua deste blog.
Restaurante A Bela Sintra, uma das melhores opções de Brasília (apronte o seu cartão de crédito), com excelentes  ambiente, serviço e comida!!!
SHCS, Quadra 105, Bloco D - Conjunto 35 - Asa Sul - Brasília - DF - Tel: (61) 3242-4001 | (61) 3242-4005 - www.abelasintra.com.br.