BRASÍLIA - ARES DO BRASIL

28/07/2012 13:10

 

Inaugurado a apenas três semanas, aonde era o Alice Brasserie, da minha amiga gourmet Alice Mesquita de Castro, o restaurante Ares do Brasil propõe um cardápio de comida brasileira com toques diferentes e inusitados realizados pelo Chef Luiz Trigo, que é natural de Ituverava (SP), e esteve no londrino Chez Gérard, Fasano, Due Cuochi e DOM em São Paulo, Gero e La Tambouille, por aqui; além disso ele é professor da Unieuro. Credenciais não faltam!
IMG_1308.jpg
Foto de Paula Pratini
A casa pertence à dupla Rodrigo Cabral, que foi gerente de atendimento do Asado em Dubai, e Adriano Romão, assessorados, por enquanto, pelo experiente Fernando Cabral - pai de Rodrigo -, que é dono do restaurante Commo Gastronomia, no Shopping Conjunto Nacional e Diretor de Relações Institucionais da ABRASEL.
Uma vez feita essa pequena apresentação do competente corpo de comando da casa, vamos ao que interessa. Estivemos lá ontem com os amigos gourmets OG e LRM.
A proposta da casa é atrair comensais que queiram degustar pratos com toques diferentes e excelente execução tendo sempre como foco a culinária brasileira. Num ambiente espaçoso e bem decorado pela arquiteta Clemance Gouvea, com um menu enxuto - como deve ser -, você pode ficar somente nos aperitivos escolhendo croquetes de carne com molho apimentado de tomate, ou um mini-sanduíche de carne louca. Optamos por começar com um misto de pastéis de ragu de rabada, queijo do Serro e creme de palmito, que estavam muito bem feitos, mas não nos deixaram satisfeitos. Pedimos então uns bolinhos de arroz com caldo de feijão - leia-se creme de feijão. Como sou um admirador de bolinhos de arroz, inclusive faço experiências lá em Pirenópolis, não colocaria muito queijo na massa para não mascará-la. Mas estavam bons, quentinhos e crocantes!

 

Pedimos um galeto marinado com ervas e "sautée" de ora-pro-nobis, escarola e espinafre que para quem está de regime, caso da DJ, "encaixou como uma luva".
Continuamos com um arroz cremoso de camarões levemente picantes e no molho de ervas. O que a princípio parecia ser mais um risoto para OG, mudou totalmente ao ser degustado. Arroz comum cozido no ponto certo cujo molho lembrava uma moqueca com todos os sabores que lhe é peculiar. Voltarei lá só para comer o arroz cremoso!!!
LRM escolheu um "confit" de costela suína com canjiquinha mineira, ora-pro-nobis "sautée e crocante de couve, que o surpreendeu com o ponto de cozimento deixando as costelinhas tenras, desprendendo dos ossos depois de horas de cocção - imagino eu!
Depois de muito pensar "cravei" uma Galinhada Ares do Brasil (galinha caipira com linguiça de pernil, bacon, salsinha, cebolinha, açafrão da terra e crocante de couve), bem feita sem grandes explosões de alegria! Me lembrei por demais do tempo que tinha que ir a Fortaleza quinzenalmente, lá nos idos de 90, e era "viciado" na couve crocante das meninas do .... (não me lembro mais do nome)
Para beber escolhemos um Artero Tempranillo 2010, dentre várias opções que a carta de vinhos oferece ...
Não escolhemos sobremesas por opção de não engordarmos mais. Expressos e o licor Peach Tree - sempre de LRM - encerraram o agradável jantar!
Gostaria de deixar registrado o excelente atendimento do Ares do Brasil, em especial do Fernando Cabral, prometendo voltar lá para apreciar outros quitutes.
Ares do Brasil - QI 17 do Lago Sul, Edifício Fashion Park - Tel.: 3248-4614 - Funcionamento: Domingo, das 12h às 15h. De segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h à 0h.