BRASÍLIA - AUTHORAL

27/10/2016 10:51

Quem disse que você para fazer uma avaliação de um restaurante tem que ir 5 ou 6 vezes? Hoje em dia, para um crítico independente, fica difícil dispor de recursos para visitar um restaurante tantas vezes e dar a sua opinião - pesa no bolso!

Convidado pelas minhas amigas gourmets MM e MMB fomos conhecer o novíssimo Authoral, que abriu as suas portas no mês de setembro próximo passado.

Fruto de uma parceria entre o chef André Castro, Eduardo Moreth e Manuela Britto o restaurante promete seguir os princípios da "Bistronomia", criada em 1992 pelo chef Frances Yves Candebord, estimulando o paladar sem aumento do preço. Já no site do Authoral (https://www.authoral.com.br) você pode checar os princípios a serem perseguidos:  cardápio enxuto e com forte apelo autoral; imóvel não muito grande e aconchegante; serviço leve e sem pompa; e, preços acessíveis e menores que os restaurantes considerados sofisticados.

O carioca/brasiliense André Castro retorna a Brasília, depois de 21 anos fora da cidade, trazendo na bagagem experiências internacionais e nacionais bem sucedidas. Quem conversa com o André vê nele um espírito de empreendedorismo e consciência do que é necessário fazer, sempre pautado nos seus valores: honestidade, família, sonho e cultura. A sua cozinha pode ser rotulada como 'autoral', mesclando as suas influências brasileiras às culinárias asiática e europeia - e dá uma boa pegada!

O nome de batismo do restaurante foi escolhido em homenagem à cachaça homônima 'made in Brasília', de produção do Eduardo Moreth (um dos sócios do empreendimento) e consagrada entre as 50 melhores do país - uma história que merece ser contada em outro 'post'.

Outros fatores que chamam a atenção: a arquitetura e a decoração do Daniel Mangabeira e sua equipe da Bloco Arquitetos, utilizando materiais industriais - grades, etc -, tijolos aparentes, cimento no chão, iluminação fantástica e um gigantesco grafite assinado pelo Pomb. Um destaque para o teto retrátil do segundo andar trazendo o "mar" de Brasília para dentro do restaurante. Nos lembrou de Nova York e seus projetos arquitetônicos vinculados à gastronomia.

 

O serviço é discreto e eficiente e dá conta dos 80 lugares disponíveis. Simples, rápido e simpático como deve ser!

Ao chegar, MM já estava degustando umas 'croquetas' cremosas de rabada ao vinho que, de tão boas, mereciam ser acompanhadas da cachaça Authoral - casamento perfeito! Suculentas, com a carne desfiada, e bastante saborosas. Não satisfeitos pedimos 'gyozas' de porco com camarão e 'ponzu' de pimenta de cheiro, mesclando sabores 'mar e terra' com a ligeira acidez do 'ponzu' e uma leve picância da pimenta. Muito bom. São 8 opções de entradas entre salada, 'steak tartare', 'gnocchi', tostada, etc.

No embalo do papo delicioso, que fluía com a ajuda de cerpinhas estupidamente geladas, escolhemos os pratos principais:

Eu e MMB optamos pelo baião de dois cremoso com lagostins, uma versão do famoso prato brasileiro sob a forma de 'risotto'. A leveza dos lagostins tornam o casamento duradouro com comemorações de várias bodas. Um pequeno detalhe: o ponto de cozimento do feijão estava 'al dente' demais - mais um minuto e estaria perfeito. Ahhh ... e os quiabos cocrantes deram um detalhe a mais ao prato.

MM preferiu o ravióli de creme de beterraba assada e ricota de búfala, amêndoas e sálvia e não se arrependeu.

Normalmente não peço sobremesa pois os quilos salgados que acumulo já são suficientes para a minha manutenção. Mas resolvi pedir um 'Irish coffee' – 'panna cotta' (perfeita) de Baileys, 'toffee' de café e raspas de chocolate. Meu Deus, há muito tempo não comia algo doce tão bom! Vale a pena engordar um pouquinho mais.

MMB foi no embalo e escolheu algo mais leve: Frutas amarelas – 'bavaroise' de limão siciliano, 'sorbet' de manga e calda de laranja e maracujá.

Respondendo a pergunta inicial: o que é bom a gente vê logo de cara!

Espero que o restaurante tenha vida longa para deleite do povo daqui e dos seus visitantes, e, principalmente, para mim que pretendo voltar outras vezes.

Parabéns ao Chef André e à sua equipe, e sócios - o caminho é esse!

CLS 302 Bloco A – Asa Sul - Todos os dias. Domingo (apenas no almoço). Das 12 às 15h (segunda a sexta-feira, almoço). 12h às 17h (sábado e domingo, almoço) e 19h à meia noite (de segunda a sábado) - (61) 3225-0052