BRASÍLIA - BABBO GIOVANNI

13/09/2013 11:58

Aberto em abril deste ano, ainda não conhecíamos a franquia desta notável pizzaria de São Paulo.

A primeira impressão não foi das melhores pois não havia praticamente ninguém para uma noite de quinta-feira. Como já conhecia a Babbo Giovanni de São Paulo, pensei com os meus botões: 'deve ter algo de errado, mas vamos lá!'

Espaço bom, numa quadra (413) que está se tornando um point na Asa Norte com bons restaurantes e tranquilidade para estacionar.

Um pouquinho da história do Giovanni, para quem não conhece:

" Os Tussatos, família de imigrantes italianos que se fixaram no interior de São Paulo, no início do século 20, enfrentaram enormes dificuldades, porém contando com muita determinação e duras jornadas de trabalho, criaram os filhos, formando uma nova geração de empreendedores que pelos seus anseios e necessidades, partiram para a conquista de novos espaços.

Foi assim, que saindo das plantações de café de Ribeirão Preto, foram para a Capital de São Paulo, estabelecendo-se no ramo de extração de areia do rio Tietê.

Foi então que Giovanni Tussato, o mais jovem dos Tussatos conhece e apaixona-se por Celeste, e diante da necessidade de aumentar seus rendimentos para poder casar-se, tenta outras alternativas de trabalho.

Após várias tentativas, ingressa no ramo de panificação, onde rapidamente aprende todos os segredos da especialidade, desenvolvendo a arte de preparação de saborosas pizzas.

Era ano de 1917, e Giovanni Tussato tornava-se o primeiro pizzaiolo do Brasil de que se tem notícia. Foi nesse ano que Valentin e Giovanni Tussato apresentaram pela primeira vez a receita que reunia na Itália famílias inteiras ao redor da mesa e que viria a ser uma das maiores paixões do paulistano."

Com esta história maravilhosa continuei achando que havia algo errado com a franquia de Brasília.

Pedimos, então, um pão de calabresa (pão recheado com calabresa e muçarela), que estava muito bom, e melhor que qualquer outro que provei em pizzarias por aqui. Na promoção do dia, recebemos os corniccioni (massa finíssima de pizza assada) de alecrim e sal, que também estavam ótimos!

Como a fome não era tanta, pedimos uma pizza que pode ir à mesa em dois tamanhos (brotinho ou grande) e em três espessuras: grossa, tradicional e fina. Escolhemos a brotinho/tradicional e fiquei pensando: 'será que finalmente vou comer uma pizza no estilo paulista?'. Para avaliar melhor decidimos dividi-la em dois sabores: metade aliche (molho de tomate, filés de anchova e orégano) e shiItake (molho de tomate, shiItakes, muçarela, azeitonas e orégano).

E qual foi a nossa surpresa ao provar a melhor pizza que comi em Brasília, durante esses 13 anos de candanguice! Massa ótima, recheios generosos, e bordas ligeiramente chamuscadas do forno à lenha. Até os filezinhos de anchovas estavam no ponto certo - o normal é estarem salgados demais!!!

Acompanhamos com chopes da Heineken, muito bem tirados.

Só o serviço é que precisa estar mais atento (mas isso é normal por aqui - fazer o quê?)

Continua a minha pergunta: 'por que estava vazia?'. Voltaremos para poder, de repente, responder...  

CLN Quadra 413, Bloco C, Loja 3 - Tel.: 3349-0567