BRASÍLIA - BAR DO ALEMÃO

19/05/2013 14:05
 

Numa área gigantesca - 3.000 m2, na Vila Planalto e às margens do Lago Paranoá, surgiu, em 1º de maio passado, a nova filial do Bar do Alemão.

A fórmula de sucesso implantada em São Paulo (Moema e Itaim Bibi), Sorocaba e oriunda de Itu tem como lema "Um lugar para beber e comer bem, junto com os amigos."

 

Sob a direção do herdeiro da família, Hebert Steiner e outros, oferece espaços em quatro ambientes: no subsolo, uma adega com um Wine Bar; no térreo, um salão para 450 pessoas; um andar para eventos e reuniões para até 350 pessoas e uma cobertura onde comporta até 250 pessoas. Além disso tudo ainda tem um heliponto, salas privativas, deck para lanchas - inclusive com delivery ...

Quem comanda a cozinha é o chef Antonio Teixeira, com o Evandro Silva na confeitaria, o maître Cintra e o sommelier Rafael Alves.

 

A ideia do Bar do Alemão é antiga pois remota a 1902, na cidade de Itu, quando o imigrante Adolf Steiner e o seu filho Max abriram a Padaria e Confeitaria Alemã; da padaria surgiu um bar, em 1930, para receber os amigos e, naturalmente, beber uma cerveja e Steinhäger.

 

Para acompanhar as bebidas, Max preparava um corte de carne frito na manteiga, acebolado e com molho de tomate - bife do Steiner. Outro prato do já então famoso Bar do Alemão era o 'Orelha de Elefante' - filé mignon à milanesa, que depois foram acrescentados o molho e queijo virando as tradicionais parmegianas italianas.

Como toda casa que inicia as suas atividades, o serviço ainda está confuso causando um certo mal estar ao trocar pratos, perguntar várias vezes o que você escolheu, etc. Nada que não possa ser consertado no futuro.

Estivemos neste domingo (DJ e HC) esperando o que venho tentando comer há muito temo por aqui: uma verdadeira salada de batatas. Há 13 anos que busco e não encontro ...

Começamos com um prato variado de salsichas e linguiças, pão e duas mostardas que pensei fossem de fabricação própria mas não eram. Tudo bem! Estavam corretos sem nada de excepcional!

 

O chopp é da Brahma e não preciso me alongar mais pois todos conhecem a sua qualidade.

HC escolheu um filé au marchand du vin, acompanhado de purê de batatas e arroz em pirâmide. Nenhuma graça ...

Eu e DJ pedimos um kassler com chucrute, purê de ervilhas, umas poucas cebolas empanadas e um salsichão de vitela. 

Tinha que comer a salada de batata e pedi uma porção individual à parte. O kassler e o salsichão estavam bons, bem como o chucrute, que poderia estar um pouco mais ácido. As ervilhas estavam uma maçaroca, sem gosto nenhum... a salada, bem a salada, estava .... já comi muito melhores!!! Continuarei na minha busca.

De sobremesa um Apfelstrudel com uma 'calda', que até agora não descobri o que era. Normalmente gosto de comer Apfelstrudel quente com a massa folhada polvilhada com açúcar e recheado com maçãs cortadas em cubos e ligeiros sabores de canela, passas e uma bebida, tipo rum. Diz-se que cada camada deve ser suficientemente fina para se conseguir ler um jornal através dela - mas aí é pedir de mais.

Veio frio, apesar da minha recomendação ao garçom. Foi esquentar e voltou frio novamente - aí desisti!

HC, para variar, pediu um Petit Gâteau que, segunda ela, estava apenas bom.

Então, a velha fórmula se repete: altos investimentos, serviço mais ou menos e comida aquém do que você imagina. Ahhhhh!!! A conta é de restaurante de 1º mundo, ou seja, cara demais!!! Mas, afinal estamos em Brasília.

Bar do Alemão de Brasília - SHTN Polo 03 - Trecho 01 Lote 09 - Projeto Orla - Asa Norte - Telefone: (61) 2109-8700