BRASÍLIA - BARTOLOMEU

28/04/2014 10:39

Sabe quando você sai de um restaurante "assim, assim"?

Fui conhecer ontem o Bartolomeu, "referência na cidade de Goiânia em pratos preparados no forno a lenha" com DJ, TJ e HC.

Antes de entrar nas minhas opiniões, li e reli várias críticas que me levaram a visita-lo. O nome foi inspirado no bandeirante paulista Bartolomeu Bueno da Silva - Anhangüera. 

Pedro Vasco, o proprietário, é engenheiro nascido em Goiânia, tendo trabalhado no ramo de construção e comprado uma fazenda, onde deu início à criação de suínos com técnicas modernas. Daí veio a ideia de montar restaurante para servir leitão à pururuca, segundo tradicional receita das cozinhas portuguesa e espanhola.

Dito isso, o restaurante está no espaço deixado pelo Devassa na 409 Sul. Os vinhos espalhados pela escada que nos leva ao subsolo indica que o Pedro Vasco é um apaixonado e causam uma boa impressão - cerca de 350 rótulos. 

Alguns produtos 'gourmets' também são vendidos - até comprei uma goiabada que promete "muita goiaba e pouco açúcar".

A simpatia dos atendentes é um ponto forte do restaurante; muito bem treinados e atenciosos explicam o sistema da casa: não há menu e os pratos vêm em 'rodízio', podemos rotular assim. Você prova, ou não!

Raspas de coco vêm numa metade da fruta para aguçar o seu paladar ...

A seguir fatias de pizzas brancas, apimentadas ou não, acompanhadas de pedaços de "grana padano". Fatias de berinjela e abobrinha, presunto cru e mortadela são oferecidos como aperitivos.

A salada com folhas crocantes servem de entrada para os pratos quentes.

Fiquei entusiasmado com a promessa de um excelente leitão à pururuca mas chegou morno à mesa com uma pururuca a desejar. Coisas de rodízio,  onde alguns comem quentes, outros mornos e frios, dependendo da sua posição na linha de serviço. Acompanhava o leitão uma polenta de milho verde bem razoável, mas morna também. Sou um aficionado pelo bichinho mas esse não me fez apaixonar! (a foto é de divulgação, não minha!)

Mas vamos continuar ....

Um galeto veio a seguir e estava, como direi? Bom, 'nos conformes'.

Uma fraldinha, em seguida, veio esturricada em função do tal 'rodízio' já escrito acima. Desanimei total!

Ainda foram servidos uma lasanha, um bacalhau ao forno e um salmão que não animaram as minhas companheiras de mesa. Não provei e não posso opinar!

O garçom, ainda super atencioso, me ofereceu uma massa com camarão que devido à demora foi cancelada pois as sobremesas já estavam servidas. Ainda me foi oferecido o ossobuco da casa e um arroz com linguiça que estava muito pesado....

As sobremesas: dois tipos de 'bartiras' - não conhecia por este nome - com pedaços de figo, doce de leite e queijo deixou o almoço melancólico.

Café e a conta muito alta ... Não me incomodo de pagar quando como muito bem, mas o Bartolomeu deixou a desejar. Atualmente você não consegue comer em Brasília e gastar abaixo de R$ 100,00 (sem vinho) por pessoa - nem que seja uma refeição assim, assim!

Cada vez mais os meus posts estão se reduzindo pois estou decepcionado com os restaurantes de Brasília. Fazer o quê?

SHCS cl Qd. 409 bl. C loja 06 – Asa Sul - Tel.: (61) 3442 - 1169