BRASÍLIA - BECO

31/07/2013 09:31

Para escrever sobre o Beco, novo botequim de Brasília, fui dar uma pesquisada na origem do botequim e achei um texto excelente no botequimdosamba.com.br que conta a história dessa instituição nacional.

Para começar os termos botequim e boteco derivam do português de Portugal "botica" e do espanhol "botega", que por sua vez derivam do grego apothéke, que significa depósito, onde se vendiam mantimentos e miudezas. Mas, José Pedro Machado, no seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa escreve que a palavra originou-se do italiano "botteghino", que vendia entradas de teatro e bilhetes de loteria; os daqui, vendem cd's piratas, bugigangas coreanas, incensos, livros (durante a visita do Papa, vi uma freira vendendo um livro), etc.

Já o Houaiss define assim: "pequena venda tosca onde servem bebidas, algum tira-gosto, fumo, cigarros, balas, alguns artigos de primeira necessidade, geralmente situado na periferia das cidades ou à beira de estradas"

No Brasil a origem do bar está diretamente associada à abertura dos armazéns portugueses, no Rio de Janeiro do século XIX e começaram nos bairros cariocas da Saúde, Gamboa e Santo Cristo. É o caso do bar do Seu Domingos, de 1922, no Santo Cristo ou do bar do seu Odilo, de 1910, na Saúde.

Locais de encontro de boêmios, os botecos oferecem bebidas, petiscos baratos e uma boa conversa sem compromisso, que pode cariar das discussões sobre futebol, política, ou o que você desejar ...

Feito este pequeno introito, fui com DJ conhecer o Beco, situado na Asa Sul, recentemente (2 meses) inaugurado.

O ambiente tenta remeter aos botecos cariocas da Lapa com fachada tradicional, ladrilhos hidráulicos e um balcão tradicional na parte interna. Se stende por um corredor largo externo e um mezanino que só é utilizado quando está cheio. Você nota um cuidado na decoração!

O Beco tem uma lista de mais de 30 ítens de petiscos com todos os acepipes comuns a todos os botequins - tem até moela com jiló, e igual número de cachaças disponíveis para consumo. Oferece, também, poucos pratos tradicionais como o Filé a Oswaldo Aranha e Bacalhau, afixados num mural acima do bar ou em pequenos cavaletes na entrada.

Mas botequim para mim é chopp (da Brahma muito bem tirado) e petiscos; e pedi inicialmente uma empadinha de caranguejo que me surpreendeu pois estava ótima com sua massa podre "comme il faut". Queria continuar com a casquinha de caranguejo mas estava em falta ...

A minha paixão por pastéis me fez provar os da casa: carne seca e carne, que estavam muito bons, mas tive uma ligeira impressão que eram de massa pronta industrializada. Botequim que se preza deve ter a sua receita de massa de pastel.

A seguir, uma porção de croquetes de carne que estavam comíveis, sem serem ótimos ...  

DJ pediu uma salada Caesar que, teoricamente, não é comida de botequim - onde já viu alguém pedir salada em boteco? Mas, tudo bem! Veio uma salada com folhas crocantes e frescas com tiras de frango na chapa que, segundo ela, estavam boas. Ao pedir mais um pouco de molho apareceu uma cumbuquinha com algo parecido com "homus tahine" - bem feito, quem mandou pedir salada em botequim ....

Segundo o simpático garçom que nos atendeu a "casa pega fogo" aos sábados com a feijoada (a melhor que ele já comeu) e aos domingos com o tradicional cozido. Vamos lá para conferir!

Sucesso e vida longa!!!

Endereço: 407 Sul, bloco A - lojas 34/36 - - Brasília - Telefone: (61)3443-7735. Horário: das 10:00 às 01:00 hs.