BRASÍLIA - BLOCO C

28/03/2015 17:42
Sempre fico meio apreensivo de ir visitar um restaurante logo no início, como já falei inúmeras vezes por aqui, mas não poderia deixar de conhecer o Bloco C, cuja crítica tem sido excelente. Na maioria das vezes são opiniões que me levam a esperar o melhor e saio decepcionado - e não erro quando costumo escrever que o restaurante não emplaca um ano, um ano e meio, talvez!
Procuro fazer a reserva para hoje e a recepcionista me diz que todas as reservas foram feitas até terça-feira e, se eu chegar por volta do meio-dia, de repente consigo sentar (?). Não me convenço e fui arriscar chegando às 14:00 hs. Tranquilo, com algumas mesas já disponíveis, eu e o 'amigogourmet' AM fomos acomodados no andar de cima. Ótimo!
A decoração impacta de imediato com os pequenos painéis de Athos Balcão espalhados estrategicamente pelas salas. Uma mistura de cimento queimado e concreto aparente, bem como uma adega vertical, dão um toque a mais ao lugar na temperatura ideal. 
  
 
O serviço experiente e amigável, nos mostra que estamos num oásis de Brasília ...
O chef Marcelo Petrarca montou um menu com ótimas opções o que já demonstra o seu aprendizado em vários lugares famosos como Martín Berasategui e Carlo Cracco, além de casas candangas. 'À côtè', o sous-chef Adão Aguiar não deixa a 'peteca cair'. 
Não quisemos o cardápio executivo, que é servido de segunda a sábado, pois ao ler o menu fixamos nossos olhos em dois pratos: picadinho de filé e arroz de polvo!
Mas, antes começamos com uma 'burrata cremosa com passata de tomate, manjericão e algo parecido com um excelente pesto de manjericão. E bota cremosa nisso .... não fiquei sabendo se ele faz ou se compra de alguém, mas comeria 'caminhões' dela diariamente! Os pães que acompanham vieram estalando e formaram uma dupla imbatível.
O picadinho de filé do AM veio com uma apresentação correta e a aparência era de delícia, com um ovo 'poché' no ponto certo. Uma farofinha de 'panko' (segundo o garçom) crocante, muito bem temperada com cebolas roxas finíssimas, e pequenas rodelas de bananas carameladas complementavam o prato que recebeu o seguinte elogio de AM ao comparar com outros famosos de Brasília: "Muito bom e LEVE, você não sai empanturrado depois de come-lo"!
Quanto ao meu pedido - arroz de polvo - estava excelente! Tenho alguns pratos que servem como teste para eu avaliar um restaurante - o arroz de polvo é um deles! Muito bem condimentado, com o polvo no cozimento certo, e 'molhadinho' como deve ser. Perfeito!
De sobremesa, uns ninhos de ovos com baba de moça que, li em algum lugar: "lembra as raízes da família Petrarca em Pelotas". Me lembraram os restaurantes portugueses do Rio na década de 70/80.... se o objetivo era esse - conseguiram.
Com absoluta certeza o Bloco C terá vida longa, pois o Marcelo Petrarca e sua equipe farão sucesso por aqui. 
"Eu me adapto muito bem ao melhor" - Winston Churchill
Bloco C - SCLS 211, Bloco C, loja 17 - Tel.: (61) 3363-3062 - Horário de funcionamento - Almoço: de segunda a sábado, das 12h às 15h30; jantar: de segunda a quinta, das 19h às 00h - sextas e sábados das 19h às 00h30 - Fecha aos domingos