BRASÍLIA - CANTUCCI CAFFÈ

25/05/2012 15:23

Eu e DJ ontem fomos jantar com os amigos OG e LRM no Cantucci Caffè (CLN 403, Bloco E, Loja 3. Tel: 3328-5242), restaurante que estava na minha lista "a conferir" e que tinha lido boas referências do local.

A decoração tenta lembrar a região da Toscana onde os cantucci ou cantuccini foram criados - na cidade de Prato -, sob a forma de um biscoito que acompanha o café ou o vinho de sobremesa. Segundo pude apurar eles são dourados por fora e crocantes no seu interior, e já eram feitos na Idade Média e Renascença. Também são conhecidos como biscotti di Prato e biscotti di Mattonella.
A casa foi inaugurada em 2011 e o chef Bruno (ex-Patu Anu e Gatto Nero), oriundo do interior do Estado de São Paulo, que está em Brasília há 16 anos e é o responsável pela confecção das massas e pães artesanais, que são muito bem elaborados e deliciosos.
Começamos com  um confitde linguiça de porco, acompanhado de pão caseiro com cobertura de gergelim. Nota dez!
Seguimos com uma degustação de bruschettas (Gorgonzola com mel, mediterrânea, caponata e beringela), que estavam bem feitas e com sabores bastante atraentes.
DJ escolheu um Tortellini de ricota e nozes com damasco - massa caseira com recheio de ricota, nozes e damasco ao molho branco.
OG e LRM pediram Agnoli Brasil - massa caseira com recheio de abóbora com coco ao molho sugo e carne de sol.
E eu comi um Gnoc (sic) da Sorte ao molho Filetto - massa caseira com batata Asterix, com tiras de filé mignon ao molho especial do chef.
Para acompanhar bebemos um San José de Apalta Reserva Cabernet Sauvignon (Chile), selecionado numa boa carta de vinhos, mas bastante enxuta. 
Café e trufas de chocolate.
 
O serviço é simpático, atencioso e eficaz.
Cantucci é para ser visitado sempre e comer uma massa muito bem feita. Voltarei para experimentar as outras opções.
Às terças-feiras promove um projeto com músicos de Brasília.