BRASÍLIA - CONFRARIA CHICO MINEIRO

13/09/2014 18:31

Por que complicar? Fomos (DJ e WC) visitar o Confraria Chico Mineiro que recebeu o prêmio de "Bom e Barato - 2015". Restaurante l-o-t-a-d-o por pessoas que vão atrás da feijoada dos sábados. Mas com um dia com o sol a pino achei que seria melhor maneirar e escolher algo mais leve.

Para descrever o lugar nada melhor que escrever que não tem nada demais: tipo de bar/restaurante que tem em cada quadra de Brasília, sem nenhuma decoração especial, nenhum enfeite, nenhuma mesa/cadeira especial ...

O que distingue o Chico Mineiro é a acolhida e a simpatia dos seus donos: Megume Suda e Geraldo (torcedor fanático do Cruzeiro), ambos aposentados sendo um da Caixa e outro do Banco Central que se juntaram e resolveram abrir um negócio para não ter que ficar em casa sem fazer nada. Ela, a Meg, é a cozinheira que pegou o Geraldo pelo estomago e elabora um menu enxuto e simples variando dia a dia com clássicos brasileiros.

Aos sábados, além da feijoada, a pedida é o filé a Oswaldo Aranha (escolhido por DJ/WC), servido com alho frito, arroz, feijão (o da feijoada), batatas portuguesas, farofa de ovos e salada; o filé é um prato típico carioca homenageando o político/diplomata gaucho que nas décadas de 30/40 costumava almoçar no Cosmopolita (apelidado de"Senadinho" na época - na Lapa) ou no Café Lamas, que incorporaram o nome em seus cardápios.

Para ser diferente pedi uma porção de pastéis de carne seca e queijo de entrada para acompanhar uma Cerpinha e depois escolhi um camarão à grega - empanado e acompanhado de arroz à grega, banana à milanesa (que foi devidamente transferida para o prato da DJ), palmito e salada verde. Nada de peripécias gastronômicas, apenas uma vontade de comer camarão; os camarões grandes estavam no ponto de cozimento certo e o arroz bem feito. Há quanto tempo não comia um camarão à grega .... bem 'old fashioned'.

Então vi que o Geraldo, com o seu chapeuzinho, ia de mesa em mesa conversar com os clientes habituais com uma garrafa de cachaça e quis me transformar num deles. Começamos um papo em torno da cachaça Fininha e nos transformamos em melhores amigos. Nada como começar uma amizade tendo como chamariz uma cachaça! Provei, aprovei, experimentei outras e a amizade começou a fluir. Eis que surge a Meg distribuindo beijos e delícias para os frequentadores e tive que registrar a simpatia do casal.

  

Para completar o excelente almoço, WC pediu, obviamente, uma sobremesa: profiteroles com sorvete de creme e calda de chocolate.

E a manhã/tarde foi passando com rapidez ...

Entrando no site do restaurante, que informa as opções diárias, li o seguinte: "Fazemos tudo da melhor forma possível, pois de outra maneira, a nossa consciência não permitiria estarmos aqui." Por que complicar?

SCLN 104 Bloco D Loja 38, Asa Norte / Brasília-DF - (61) 3963-1956 / confrariachicomineiro@yahoo.com.br