BRASÍLIA - COWTAINER

09/01/2018 19:11

Quando as meninas do 70mil (AN/TC) me convidaram para conhecer o Cowtainer, especializado em costelas bovinas e cervejas artesanais, inaugurado em novembro passado no Pier 21 - Brasília - DF, não tinha ideia como os sócios Marcelo e Márcio montaram a casa utilizando cinco contêineres e distribuindo os espaços para 120 pessoas - mas não é que deu certo!  

São dois espaços disponíveis: uma grande varanda que acomoda a maior parte das mesas e um piso superior com um espaço mais reservado. Ainda existe um balcão bem grande para você dar aquela parada depois do cinema e beber um chope, ou ficar esperando a sessão começar e já chegar 'no ponto'. Existe até uma possibilidade de, no futuro, o chef preparar uns torresmos de costela para degustação dentro do cinema - me foi dito em tom de brincadeira, mas.....

 

Estão disponíveis 10 'taps' de chopes, entre Colombinas, Corinas, Fiapo, etc, sempre privilegiando os chopes brasilienses, podendo muda​r​ com frequência de acordo com o 'sommelier' de plantão, sendo que a única torneira fixa é a do Beira Bier. E uma novidade por aqui: estão à venda vários tipos de 'growlers', com medidas variadas, para você levar para casa.  O envasamento é feito no sistema de contrapressão, em que o vasilhame recebe uma carga de gás carbônico e fica com a mesma pressão do barril durante o enchimento, mantendo a qualidade com uma boa conservação por até uma semana - vou testar!

  

Quem está à frente da cozinha é o talentoso chef Tonico Lichtsztejn - e o seu 'sous' Mussum -, que também é dono do 400quatrocentos, e é um dos chefs que mais entendem de churrascos e tais de Brasília.  Após 'quebrar muito a cabeça' montou um menu de almoço com rodízio de guarnições (arroz de costela - excelente, legumes assados, farofa, abóbora caramelizada - nota 10, saladas e molho à campanha ou vinagrete) e um de petiscos para 'hh' e jantar. Apenas gostaria de fazer um alerta, que julgo de suma importância: em restaurantes que adotam o procedimento do almoço, isto é, rodízio de guarnições, tem que ficar atento para servir SEMPRE a comida QUENTE!

Como a costela é a grande estrela da casa, o chef dedica especial atenção ao seu preparo. O gado é da raça Angus, exclusivo de fornecedor no entorno do DF, com excelente quantidade de capa de gordura e marmoreio, o que confere um sabor único e maciez incrível para que alegrem as nossas papilas gustativas.  O corte utilizado é muito tradicional para o preparo da costela na forma de churrasco, localizado na parte dianteira do boi, popularmente conhecido como "Costela Minga" (considerada a "rainha das churrasqueiras") ou "Costela Rojão". Todos os dias são assados quilos, e mais quilos de costelas, em assadeiras e fornos especiais, repousando de 8 a 12 horas, dependendo da peça e da receita, com a garantia do ponto ideal para cada caso, com muita suculência e um paladar inigualável.

 

 

O destaque é para a trilogia da costela, um mix de três cortes, sabores e texturas; dada a característica de suas longas fibras, exigem um prolongado tempo de preparo.  

 

Provamos também croquetes de costela desfiada e aí o chef Tonico é campeão: a massa é feita de mandioca e estavam extremamente cremosos - marca registrada do chef.

Adorei o lugar, a companhia, a comida, mas vou voltar para comer com mais calma e provar o hambúrguer ....

Pier 21 - SCES Trecho 2 - (61) 3226-7994 - De segunda a quarta, das 12h à 0h. De quinta a domingo, das 12h à 1h. Sexta e sábado, das 12h às 2h