BRASÍLIA - DOM FRANCISCO (ASA SUL)

11/11/2012 14:09
 
Escolhemos o Dom Francisco, da Asa Sul, para almoçar neste domingo, em função de comentários recentes de amigos gourmets sobre o melhor bacalhau de Brasília.
Para ser muito sincero, não me senti muito à vontade no restaurante do ícone candango Francisco Ansiliero por alguns motivos: falta de atenção dos profissionais do salão dando preferência de atendimento para os clientes mais antigos, pseudo-personalidades ali presentes, ou consumidores de JW Black da mesa ao lado. Sequer perguntaram se queríamos o couvert ... que, pelo visto, eram muito bons! Fiquei na minha, vamos dizer assim, observando o vai-vem dos profissionais tentando atrair a atenção dos "famosos".
A casa, inaugurada em 1988, é a primeira casa do grupo Dom Francisco. Francisco foi o responsável por levar a gastronomia da capital federal a um novo patamar. A diversidade dos azeites, o aceto balsâmico, o café expresso e as fartas porções de salada são referenciais deste emblemático e tradicional restaurante da cidade. A casa foi completamente remodelada em dezembro de 2007 e hoje, 24 anos depois de sua inauguração, o cheiro de bacalhau anuncia a sua especialidade, logo que se entra. Nada contra!
Resolvemos pedir umas empanadas argentinas de carne que estavam muito bem feitas, com massa crocante e um recheio de carne surpreendente - molhadinho e saboroso com um toque de pimenta.
DJ escolheu bacalhau desfiado à portuguesa (200gr): bacalhau em lascas sobre cama de batatas, cebola, pimentões e azeitonas pretas, coberto com rodelas de tomate, regado com azeite extra-virgem e assado ao forno.
Eu, para ser do contra, pedi um marreco confitado: coxas de marreco assadas lentamente no forno baixo, acompanhadas de batata sauté; simples, bem feito e muito saboroso. Acertada escolha!
De sobremesa pedimos um trio composto de: torta de maçã, cheesecake com geléia de amora e mousse de chocolate, acompanhadas de sorvete de baunilha. A tortinha de maçã e o cheesecake estavam ótimos!

Apesar da comida estar muito boa, saí com uma sensação que merecia "algo mais". De repente estava carente e queria um pouco mais de atenção - fazer o quê?
Dom Francisco
Endereço: CLS 402, Bloco B, Lojas 9 a 15 - Asa Sul
Telefones: 3224 – 1634/3321 – 0769
Horário de Funcionamento: diariamente das 12h às 15h30 e 19h às 0h.
Aceita cartões Visa, Mastercard e American Express
Sala reservada para até 8 pessoas.
Facilidades para cadeirantes.