BRASÍLIA - DUE TRATTORIA E BRUSCHETTERIA

10/04/2013 14:18
 

Às vezes dou graças a Deus de não estar em nenhuma lista de blogueiros/críticos especializados em gastronomia que são convidados a irem nas inaugurações dos restaurantes. O "amigo gourmet" ainda não está na lista dos mais acessados (até hoje só 150.000 acessos), o que me permite visitar e dar uma opinião de um simples consumidor, totalmente isento de qualquer convite. E espero continuar assim ....

Quando acho que tenho que elogiar escrevo um post caprichado no qual me derramo em elogios e quando não gosto falo a verdade, doa a quem doer, mesmo que esporadicamente alguém me escreva dizendo que o cozinheiro faltou, ou que não foi um dia bom, bla-bla-bla ...

 

E assim foi quando fui conhecer o Due Trattoria e Bruschetteria, pertinho aqui de casa, com alguns posts falando maravilhas da inauguração que ocorreu há alguns dias atrás. Torço para que na minha quadra, que só tem comida desleixada e mal feita (com algumas excessões), apareçam restaurantes de bom nível.

O ambiente "clean" flerta com a Itália, apesar de só ter visto 2 posters nas portas dos banheiros - se não me engano o das mulheres é da Gina Lollobrigida ... depois li que existe um subsolo decorado pelo famoso NJ, com jardins e uma excelente adega. Mais uma vez: tipo de restaurante em que todos atravessam por entre as mesas vindo ou indo de/para algum lugar, muito comum por aqui ...

Bom! Depois de lermos o menu, escolhemos um Supplì di Gamberi (bolinhos de risoto recheados com camarão salteado), acompanhados de geléia de pimenta, que estavam bons. 

E aí veio a primeira surpresa: tão logo chegaram os bolinhos de risotos, outro garçom apareceu trazendo os pratos principais que havíamos escolhidos, rapidamente rechaçados pelo garçom que nos atendia. Prontamente o nosso garçom veio à mesa para informar que os pratos seriam "montados" novamente. Tudo bem acontecer o erro em função do tempo de inauguração ....

De pratos principais escolhemos um Tagliatelle Gamberi e Zuchinni (massa cozida al dente servida com abobrinhas e camarões flambados ao vinho branco e finalizado com creme de leite fresco) e um Spaghetti-alla-Carbonara, pratos simples que existem em qualquer italiano e que estavam razoáveis.

 

O menu é enxuto, o que já é uma boa, dividido em bruschettas e outras opções para quem só quer stuzzicare (petiscar), saladas, pratos principais com algumas massas e filé, e sobremesas. Como não levei os meus óculos de leitura, fico devendo mais detalhes ...

Falando em detalhes, um ótimo: são duas versões de tamanhos à sua escolha! Gosto de restaurantes que têm essa opção, pois de repente você não está com "aquela" fome ...

Aí pedimos um Tiramisù de sobremesa! Plagiando o Reinaldo Azevedo: "daqui a pouco eu volto".

O tiramisù (em vêneto tirame sù; em italiano, tirami su, de tirare + mi + su - "puxa-me para cima", assim chamado por ser muito energético) é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto, e que consiste em camadas de pão de ló (geralmente substituídas por biscoitos do tipo inglês ou champagne) embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo. 

 

O Tiramisù tem várias histórias, mas vou contar só uma: a lenda mais famosa diz que no século XVII, o Grão-Duque da Toscana, Médici Cosimo III, decidiu deixar Siena, na Itália, por alguns dias.  Criou, então, um bolo em sua própria homenagem com ingredientes e preparo muito simples, mas com poderosas propriedades afrodisíacas, tornando-se  para todos um "pick-me-up". 

Voltei ... mas o que faz o diferencial do tiramisù, na minha opinião, é a leveza dos seus ingredientes, principalmente o mascarpone! Não conseguimos comer totalmente ... estava muito pesado com excesso de margarina, ou sei lá o quê!

Quem comandam as panelas são os chefs Carlos Manoel Ferreira da Silva e Joaber da Silva.

Apesar de ser muito cedo para fazer qualquer previsão, ainda não foi desta vez que a minha quadra ganhou um restaurante muito bom. Hoje, foi razoável - pena!!!

Due Trattoria e Bruschetteria

CLN 209 bloco D loja 59 - Tel.: (61) 3532-1018. Horário de Funcionamento: Terças e quartas, das 18h à 0h. Quintas e sextas, das 18h à 1h. Sábado, das 12h à 1h. Domingo, das 12h às 15h.