BRASÍLIA - EL PASO - DOBLE CHILI

07/07/2016 22:29

Como disse Gonzaguinha:

"Dez entre dez brasileiros preferem feijão

esse sabor bem Brasil

verdadeiro fator de união da família

esse sabor de aventura

famoso Pretão Maravilha

faz mais feliz a mamãe, o papai

o filhinho e a filha"

Mas não vou escrever sobre o "Pretão Maravilha" e, sim, sobre o 'chili' uma combinação apimentada de pimentão, carne, tomate, alho, cebola, cominho e a estrela do prato - o feijão!

Quando os conquistadores espanhóis chegaram à antiga Cidade do México (Tenochtitlán), descobriram que o povo asteca tinha uma dieta específica: comia pratos baseados em milho como a tortilla mexicana com algumas ervas, mas geralmente com feijão. Com o passar dos tempos a culinária mexicana combinou-se com a culinária do sudoeste dos Estados Unidos, formando a culinária "tex-mex", gerando o mole, o pozole, a cochinita pibil, a machaca e o chilorio, entre tantos outros. Mas isso é história para outro post ...

Há diferentes versões para a origem do famoso chili con carne, mas todas estão de acordo em um ponto: ele não é mexicano. O prato, oficial do estado do Texas, nos Estados Unidos, teria sido inventado ali mesmo, em solo estadunidense. No século 19, o prato composto por carne seca, gordura, condimentos e pimenta chili já era popular entre os cowboys e aventureiros do oeste americano. Entre os texanos mais conservadores, o prato só é autêntico se tiver apenas carne e quantidades absurdas de pimenta. Mas, com a popularização do chili, inúmeras versões surgiram – sendo mais populares aquelas que acrescentam feijão à receita.

Segundo o chef David Leichtig "O chili é do mundo. É uma das primeiras fusões entre pratos mexicanos e norte-americanos. Alguns dizem que ele é exclusivamente americano com origem no Texas. Será? Como explicar então a pimenta que o prato leva e que não existe nos Estados Unidos, só no México? E o feijão, que é o alimento principal do povo mexicano, o que faz em um prato americano? Pra mim, o chili não é de lá nem de cá. Ele nada mais é do que o resultado da mistura de duas culturas representada pela comida tex-mex; uma fusão da mão de obra mexicana, principalmente a rural, com a dos cowboys texanos." Não vou entrar no mérito de quem está certo; vou aproveitar que o chef lançou um festival "Doble Chili" e me lambuzar nessa comida tão famosa.

Então partimos, eu e DJ, para o El Paso da Asa Norte. É sempre um prazer passar algumas horas por lá e descobrir os objetos que enfeitam os salões - uma surpresa a cada ida! São várias opções de escolhas: à la carte, bufê e festival.

   

O atendimento é correto e eficiente, acompanhando a alegria que transborda das mesas com grupos já 'anestesiados' por tequilas, margueritas, piscos, etc.

Dentre as opções (10 - vejam abaixo) que estão no 'Doble Chili', que vai até o dia 24, optei pelo Pituco (feijão vermelho e tiras de filé) e o Brasileño (feijão fradinho e carne seca desfiada). Você pode escolher dois tipos. Quisera ter provado t-o-d-o-s, mas deu para matar a minha vontade de comer 'chili'. Estavam tão bons que as duas cumbucas ficaram vazias, não sobrando nem os 'totopos'.

Aí vem o primeiro comentário: mas eu não como pimenta e, normalmente, comida mexicana é de arder até o .... olho! Nada disso, respondo eu, os 'chilis' do chef vêm com a dose certa. Tive, aliás, que pedir a pimenta especial da moça do bufê para incrementar mais as minhas comilanças.

 

DJ, para variar, optou pelo delicioso ceviche de peixe e camarões marca registrada do El Paso. Não tem erro!

Felizes, saímos cantando pela 109 Norte ...

Feijão tem gosto de festa

é melhor e mal não faz

ontem, hoje, sempre

feijão, feijão, feijão

o preto que satisfaz!...

Menu Doble Chili

Chili tradicional com feijão carioca e carne moída

Chili pituco com feijão vermelho e tiras de filé

Chili ropa vieja com feijão carioca e carne desfiada

Chili al pastor com feijão carioca e pernil picante

Chili con chorizo com feijão vermelho, carne moída e linguiça picante

Chili con cordero com feijão branco, cordeiro desfiado e salsa roja

Chili vegetariano com feijão carioca e carne de soja

Chili brasileño com feijão fradinho e carne seca desfiada

Chili BBQ com feijão vermelho e costelinha ao barbecue

Chili de 3 camadas com feijão carioca, carne moída, guacamole e sour cream

Local: Restaurantes El Paso - 109 Norte - extensivo às outras unidades da Asa Sul e Terraço Shopping  

Período: de 1 a 24 de julho

Preço: R$ 48,90 o duo de chilis + totopos