BRASÍLIA - EL PASO LATINO - 1º FESTIVAL DE COMIDA EQUATORIANA

03/06/2014 15:44
Convidado pelo chef e amigo David Lechtig (EL Paso Latino) fui conhecer a comida equatoriana do chef Darwin Ramirez, que está no Brasil pela primeira vez. O 1º Festival de Comida  Equatoriana (de 5 a 8 de junho) é uma forma do chef homenagear a seleção do país que participará da Copa do Mundo 2014 - a "Copa das Copas".
A gastronomia equatoriana se baseia na agricultura (batatas, milho, cacau, café, bananas, etc) há muitos séculos atrás quando o Império Inca dominava e fazia das frutas, legumes e cereais um meio de sobrevivência e cultivo. É claro que a culinária equatoriana não podia deixar de ser fonte de alimentos tradicionais Incas, que por sua vez merecem destaque na cozinha dos mais famosos restaurantes espalhados pelo país. São sucessos equatorianos pratos produzidos a partir do milho, da carne bovina, da farinha e batata.
O chef Darwin Ramirez começou cedo, aos 18 anos, trabalhando em vários restaurantes e, desde 2013, trabalha com o chef Byron Rivera um dos expoentes da cozinha do Equador.
Mas, vamos lá.
Embalado por um Gualliza de Mora - amoras e aguardente de cana, que repeti algumas vezes, demos início ao almoço. Um drinque suave de amoras que engana um pouco ...
Como amuse bouche nos foi servido um 'gapingacho' que, com algumas doses de 'aji criollo', brilhou e alertou o cérebro sobre o que vinha adiante.
De entrada um 'ceviche mixto' - marinado de frutos do mar diversos, que para mim foi o melhor prato da degustação, bastante suave levando toques do país como pimentão quase imperceptível, tomate e o melhor: pipocas. Sim, meus caros, pipocas que deram um toque exótico e extremamente saboroso.
Em continuação, uma sopa - 'locro de papa' (sopa de batata bastante tradicional). Excelente, lembrando aquelas sopas caseiras antigas, mas com pedacinhos de queijo branco fresco e abacate. 
Acabou? Não!!!
O 'encocado de pescado' - receita da costa equatoriana com peixe branco, vegetais e coco, acompanhado de banana verde prensada. Como não como banana, as bichinhas foram distribuídas pela mesa ... leve, saboroso e com temperos fazendo cócegas.
O 'lomo de chancho' - carne de porco servida com arroz amarelo, banana e lentilhas, finalizou com maestria o almoço.
Quanto à sobremesa muito leve - 'espumilla' de goiaba, bastante discreta, sem empolgar ... 
Excelente experiência e vale a pena conferir!
El Paso Latino - 404 Sul - Brasília - 61-33234618