BRASÍLIA - EMPÓRIO ALBAMONTE

22/05/2012 15:18


 

Sempre que vou a um lugar para fazer um post leio o que já se escreveu sobre o mesmo. Pesquiso nosblogs de companheiros(as), artigos de jornais e ouço opiniões diversas, quando tenho oportunidade.
Assim foi feito para me preparar para o post de hoje. Ocorre que ao chegar ao meu destino verifiquei que o restaurante não abria para almoço, apesar de todas as informações em contrário.
Parti para um plano B e fui conhecer o Empório Albamonte, que me causou uma excelente surpresa.
Os donos, Mario e Adriana Albamonte Mendes, abriram o empório/bistrô no ano de 2011 como um pequeno espaço - 7/8 mesas -, mas com vários produtos à disposição. Bebidas, carnes e frutos do mar, especiarias e temperos, queijos e embutidos, conservas, geléias e doces entre outros. Produzem e vendem, ainda, pães e seus congêneres, molhos e conservas fabricados artesalmente e salgados em geral (bolinhos de bacalhau e de feijoada, coxinhas, croquetes, panquecas, etc). 
Mas vamos lá!
Todas as semanas são montados menus diários que ficam afixados num quadro negro na entrada do local, sempre uma entrada, prato principal e sobremesa.
Comecei com um couvert composto de pães e torradas caseiras, acompanhado de berinjelas, manteiga e geléia de bergamota (?), que estavam bem feitos.
O cardápio de hoje era berinjela à parmegiana de entrada, acompanhada de um molho de pimenta da casa que estava saborosa.
As opções de prato principal eram jacaré ou camarão à doré com molho de champagneBottarga
 e champignon, acompanhado de mousseline de duas batatas e tomate recheado, que estavam muito bem feitos.
De sobremesa optei por papo de anjo de Pelotas - a opção era duo de mousses de morango e framboesas. Pena que a foto não ficou boa!

Durante esta semana você poderá escolher entre locro argentino e entrecôte grelhado servido com batatas "Dri-Dri", arroz à piemontese, farofinha e molho chimichurri (amanhã); Ceasar Salad com camarões e bacalhau à portuguesa ou bacalhau espiritual, na 5ª feira; salada de 3 folhas, tomate seco e caponata de berinjela e barreado servido com arroz, pirão e banana frita, na 6º feira e, finalmente, no sábado bruschettas e macarronada da nona servida com bracciola.

Com uma relação custo/benefício muito boa, indico o Empório Albamonte para uma visita. A boa comida, a simpatia da Adriana e sua sogra, o ambiente pequeno e acolhedor, merecem que você experimente.