BRASÍLIA - FIGUEIRA DA VILLA - LA PARRILLA

21/09/2012 13:53
No meio do buchicho da Vila Planalto nasceu, em julho passado, uma idéia audaciosa de Valdir Neves e Flavio Ribeiro: montar uma casa de carnes aonde você pudesse comer uma verdadeira parrillada uruguaia. Mãos à obra, então! Para comandar as panelas da nova casa chamaram o chef chileno  Simón Novarrete e o chef parrillero uruguaio Michelangelo Rilphoff, o Miguel!
Situada numa região tombada em 1988, em função de ser o núcleo mais íntegro da construção de Brasília, a Vila Planalto foi criada em 1957 e, hoje em dia, tem mais de 40 restaurantes onde executivos e funcionários da capital se deslocam até lá para almoçar e jantar.
A figueira centenária encravada no meio do restaurante dá um charme todo especial ao local! A adega está à vista dos clientes e a casa comporta cerca de 130 pessoas.

 

 

 
 
Resolvemos ir conhecer o local com os "amigos gourmets" OG/LRM e o que parecia ser muito complicado de chegar pois o endereço assusta um pouco (Acampamento Área DFL, Rua 1, Lt. 2), o gps nos levou até lá direitinho! Não é complicado, facinho de chegar.
Serviço atencioso - difícil por aqui, mas está melhorando -, clima delicioso na parte externa, estacionamento na porta, o ideal para um excelente jantar. Só falta verificar a qualidade das carnes e seguir em frente.
Simón deu o ar da sua graça ao aproximar-se e ver o que queríamos comer. Muito simpático, apesar de não entender nada do que falava em função da minha "precoce" surdez, do rápido espanhol falado, e a música excelente do violão tocado ao fundo, nos sugeriu uma empanada de carne (afinal a empanada é da Argentina, Uruguai, Peru ou Chile?), que estava maravilhosa - massa leve, levemente tostada e com um recheio ótimo!
Sugeriu, também, que experimentássemos  uma tapa de cordeiro, um vacio e um assado de tira, acompanhados de três tipos de batatas e um arroz do parrillero. Perfeito!
Continuamos o papo divagando sobre a minha viagem ao Peru, a viagem de DJ a Washington/Nova York e a viagem deles ao acervo de Arte Contemporânea de Inhotim/MG ... papo altamente cultural!
Mas vamos voltar a parrilla: carnes saborosas e de ótima qualidade, no ponto que solicitamos, arroz muito bem feito - tipo um biro-biro -, batatas cozidas e assadas perfeitas.

 

 

 

 

 

Para acompanhar um correto carménère Montes chileno.
Não escolhemos sobremesas pois estávamos "no ponto", mas o chef fez questão que provássemos um tiramisu e uma panqueca com doce de leite e sorvete de creme - ótimas!

 

LRM que já tinha tomado um gin tônica de aperitivo, pediu licores (bem old fashioned) como sempre e fumou um Cohiba.
Papo ótimo,comida excelente e vinho correto fizeram uma noite agradável! Isso é o que importa na vida.
Figueira da Villa La Parrilla - Acampamento Área DFL, Rua 1, Lt. 2, Vila Planalto; (61) 3081-0541.
Breve o site www.figueiradavilla.com.br estará no ar, segundo o Valdir.