BRASÍLIA - GRAND CRU

20/10/2012 14:04
Acabando de chegar a Brasília, depois de 4 dias em Boa Vista (RR) e 5 horas de viagem de volta, recebi uma mensagem do AM para comemorarmos o seu aniversário no Grand Cru. 
Já tinha lido palavras elogiosas a respeito nos blogs dos amigos da capital. Estava na minha listinha de "a conferir".
"Bora lá", como diria DJ! Banho tomado, presente comprado e expectativa da primeira visita para curtir o início do fim de semana.
O Grand Cru de Brasília é dirigido pelo casal Deise e Fernando Rodrigues e seu sócio Cristiano Sousa, tem como premissa a paixão pelo vinho, assim está no site. (https://www.grandcrubsb.com.br)
Continua o site: "Nosso ambiente, projetado pelas arquitetas Deborah Pinheiro e Elaine Verçosa, é totalmente orientado ao prazer de degustar bons vinhos. Um ambiente que remete às melhores regiões vinícolas do mundo, decorado com lavandas, alecrins e oliveiras, mobiliário aconchegante, e mais de 1500 rótulos à disposição dos mais exigentes paladares."
Digo eu: ainda não consegui trazer do exterior mudas de oliveiras para plantar em Pierenópolis. Quem quiser doar alguma não se acanhe!
O lugar é realmente interessante e fiquei muito feliz de reencontrar o maitre Carlos, que trabalhava no Hotel Metropolitan logo que cheguei à cidade em 2000.  
Começamos então com o couvert do dia: azeitonas, sardela, queijo de cabra, e coalhada temperada. Os pães (nozes, azeitonas, ciabatta e baguete), quentinhos e saborosos se casam perfeitamente com o couvert. 
Ótimo começo! Ou era a fome de só ter comido no avião amendoins, biscoitos e um reles sanduba com o mesmo recheio de sempre?
Como amuse bouche foi servido um creme de abóbora muito bem feito ... 
Pedi de entrada o Parma Mediterrâneo (presunto cru, tomatinho cereja, alcaparra, manjericão e gran formaggio, marinado em azeite extra-virgem, acompanhados por cestinha de baguetes.) Para acompanhar uma garrafa de Nocturno brut, argentino, a 5º graus conforme o sommelier da casa, que não anotei o nome mas eu acho que é Adão!
O cardápio muda diariamente, de acordo com a inspiração do Chef Chef Marcelo Petrarca, e é apresentado em porta-retratos para a sua escolha. (gostei!)
Escolhi um robalo com mousseline de batata doce. Como não tinha o robalo, fui de cherne - opção do Carlos. Correto, mas sem surpreender.
Os demais escolheram:
- Magret de canard com purê de banana trufado, que voltou para acertar o ponto de cozimento, conforme pedido de TC e CS.
- Risoto de camarão Mascarpone
- Filet mignon, originalmente com riso vermelho, que a pedido do MC o acompanhamento foi trocado pela mousseline de batata doce ...
Sem sobremesas e alguns vinhos mais tarde encerramos a visita e saímos assim, como direi(?), satisfeitos mas não deslumbrados. Serviço corretíssimo e atencioso, comida boa sem grandes surpresas. Lembre-se do que falei no início do post: "tem como premissa a paixão pelo vinho".
Boa comemoração e, mais uma vez, parabéns ao "amigo gourmet" AM, pelo aniversário com votos de felicidades perenes. Noite muito agradável.
Grand Cru
SHIS, QI. 9/11, Conjunto L – Lj. 06, QI. 9/11 - Lago Sul - Brasília | DF - Tel.: (61) 3368-6868     
O Wine Bar abre para atendimento a partir das 17h30, de segunda a sábado. Almoço de terça-feira a sábado de 12h às 16h.