BRASÍLIA - INDIAN HOUSE

30/04/2017 18:14

Há dois meses o indiano Deepak Raykwar resolveu largar a loja de roupas em que trabalhava e abrir o Indian House, no sentido de divulgar a verdadeira comida indiana, sem brasilidades ou adaptações. O ponto na 109 Norte estava disponível depois que um restaurante mexicano, ou algo assim, fechou as portas - inclusive a placa do banheiro masculino ainda consta "Hombres".

Aproveitei para levar a dupla DJ/HC, que morou (durante oito anos) e nasceu em Manchester, respectivamente, para avaliarem junto comigo se é comida indiana de verdade.

De imediato DJ pediu um Manga Lassii, que é uma bebida pedida em restaurantes indianos e nada mais é do que um 'suco' composto de iogurte, manga, açúcar ou mel e mais nada - alguns restaurantes polvilham cardamomo para dar um 'tchan' na receita - não foi o caso! Mas, segundo ela, deixou a desejar por não ter manga suficiente para dominar o 'drink'.

Devo confessar que sou um ignorante gastronômico total em relação à comida indiana, mas já tinha ouvido falar das famosas "Samosas", populares em toda a Índia - inclusive nos mercados de rua. Se um indiano não gosta de "Samosas", vale averiguar se ele é um indiano de verdade.

 

Como adoro pastéis não foi difícil me deliciar com as 'chicken samosas' que chegaram à nossa mesa. Pedi um molho para acompanhar e o atendente me apresentou o 'Mint Chatani', ou 'Mint Chutney', que depois descobri ser o nome correto. Como é difícil descobrir quais os ingredientes de qualquer preparação indiana: o 'Mint' leva hortelã (claro), coentro, alho,  gengibre, limão e por aí vai ... mas me tornei um aficionado pelas samosas! Tem também uma versão 'veggie', que nem experimentei.

Como pratos principais escolhemos Chicken Korma - cubos de frango com molho de iogurte, creme e castanhas, que fez a DJ retornar ao passado inglês que pontuou a sua vida durante muitos anos. Cada vez mais sinto que a memória gustativa é uma das mais importantes na nossa vida.

Apostei no "Jinga Curry Chef Special", que nada mais é do que camarões ao molho especial do chef Ankit Rawat; como ele se recusou a conversar comigo em função da lotação do restaurante, não foi possível saber como ele fez essa maravilha - só sei que é algo diferente, que nunca tinha provado (lembrem-se: sou um ignorante gastronômico em matéria de indianos e tais ...), untuoso, forte, com uma pimenta extraordinária, que casou perfeitamente com o arroz basmati bem neutro e o pão naan. Soberbo, é o que posso dizer!

O serviço ainda não está 100%, mas a boa vontade dos atendentes supera qualquer deslize. A decoração se resume a um ou dois objetos indianos que mostra que você está em algum lugar da Ásia. Mas o que interessa é a comida e ela é muito boa. São várias opções com um preço bastante convidativo (entre R$ 30/50,00)

Se quiser algo bom e diferente do que você come normalmente, vai lá e não se arrependerá. Só de olhar em torno, você nota que a frequência é de conterrâneos, o que já é um bom sinal...   

Indian House Culinaria & Bar

CLN 109 BLOCO A LOJA 74, SHCN CLN 109 - Asa Norte, Brasília - DF - (61) 3256-7204 - Horário: domingo: 12:00–23:00; segunda-feira: fechado; terça-feira, quarta-feira e quinta-feira:12:00–16:00, 18:00–00:00; sexta-feira e sábado: 12:00–16:00, 18:00–01:00