Brasília - Jantar com Amigos

25/11/2011 17:20
Ontem recebemos OG e LRM, pois estávamos devendo um jantar especial desde outubro - a história é meio cumprida e precisaria de um postpara contá-la com todos os detalhes.
Começamos com uma degustação do queijo Serra da Balkis. A Balkis desenvolveu esse queijo buscando inspiração no famoso Queijo Serra da Estrela, um dos queijos mais característicos e precursor de todos os queijos de ovelha portugueses. Consiste em um queijo curado, de pasta semimole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada. Sua produção é secular. Os segredos de sua produção artesanal foram passando de geração em geração. É fabricado com leite cru de ovelha, da raça Bordaleira Serra da Estrela e com uma infusão de sal e Flor do Cardo, responsável pela coagulação do leite. O sal é obtido em Figueira da Foz, na foz do rio Mondego, nascido na Serra da Estrela e a Flor do Cardo ocorre espontaneamente na metade Sul de Portugal. De formato cilíndrico baixo regular, com abaulamento lateral e sem bordas definidas, apresenta crosta lisa e maleável. Seu aroma é intenso e o paladar revela um bouquet suave, ligeiramente acidulado e requintado (https://www.balkis.com.br/serra.asp). 
Achamos muito gostoso, mas faltou a cremosidade de um verdadeiro queijo da Serra da Estrela português.


Começamos então com com um creme de feijão, molho marché e crisp de presunto cru, recordando o Chef Laurent Suaudeau nos idos de 1987, quando estagiei no seu restaurante da rua Dona Mariana no Rio.


Continuamos com uma idéia do Chef Claude Troisgros e seu Coquetel de Camarão Pomme d'Or apresentado no Programa Menu Confiança do Canal GNT em que fazia par com Renato Machado. Tenho muitas saudades desse programa!
O prato consiste numa maionese de camarões, com uma camada de ratatouille estilizada e uma gelatina de redução de tomates. O prato foi eleito o melhor da noite ...

 
Acompanhando a minha inspiração "retorno ao passado", resolvi fazer um Filé a Wellington - nunca havia feito -, também seguindo alguns conceitos troisgrosnianos, com camadas de champignons e presunto di Parma.


Finalizamos com uma mousse de cream cheese diet com um coulis de frutas vermelhas.

 
A noite rendeu altos papos até às 2:00 horas da manhã, com uma conversa gostosa e muitas gargalhadas. É muito bom receber pessoas que gostamos e um prazer para mim cozinhar desta forma.