BRASÍLIA - OLIVAE

26/03/2014 09:34

Tendo mil fatos a comemorar, fomos ontem ao jantar do chef Wanderson Medeiros constante do Projeto Invito do Restaurante Olivae, do 'amigo gourmet' e incansável chef Agenor Maia.

Acho desnecessário escrever sobre o chef alagoano, dono do Picuí, em Maceió. Wanderson Medeiros é um craque, super inventivo com os produtos nordestinos, comandando também o W Gourmet e o W Empório Café e Bistrô. Já o conhecia do Picuí e de uma excelente aula que ministrou no último Mesa Brasília, no ano passado.

O delicioso menu montado com produtos da sua terra, com seis cursos, podia ser harmonizado com vinhos e ..... com cachaça. Para ser diferente, escolhi a cachaça! ai,ai,ai ...

A escolhida foi a Encantos da Marquesa, que não conhecia, fabricada pela  Agroindustrial Fazenda Marquesa, em Indaiabira, MG. Com graduação alcoólica de 40%, é feita por um produtor apaixonado - Eduardo Martins -, que não utiliza  pesticidas ou adubos químicos. A cana é colhida manualmente e transportada por animais para evitar a contaminação por hidrocarbonetos. A água para a preparação do mosto é coletada das chuvas atlânticas para evitar a interferência de metais, e a fermentação conduzida com leveduras locais e controle de temperatura. Por fim, a destilação é feita em alambiques de cobre de baixo volume e só a porção intermediária, o “coração”, é engarrafada. Ganhei uma para a coleção!!!

Mas, vamos lá:

A degustação começou com um 'Beiju de tapioca com carne de sol na nata' que estava ótimo (ou eu é que estava com fome?). O beiju estava crocante e servia de coadjuvante para as lasquinhas de carne de sol super bem temperadas com um dedo de nata nordestina.

Em seguida o 'Queijo coalho flambado com licor de laranja e cachaça', que o chef fez questão de ir de mesa em mesa para flambar e proporcionar um espetáculo de pirotecnia, além dos sabores que exalavam e inebriavam os comensais. Ótimo!

Partindo para o mar, nos é apresentado o 'Pescado com Sururu de Alagoas', com o peixe no cozimento p-e-r-f-e-i-t-o dormindo sobre uma cama de sururus alagoanos extremamente saborosos. Eu daria um pequeno toque com uma pimenta suave .... mas estava soberbo!

E tome cachaça ...

Voltando para a terra, a 'Costelinha prensada com purê de jerimum', daquelas que ficam horas cozinhando a baixa temperatura, crocantes por fora e desmanchando a cada garfada. O purê de jerimum, suave e saboroso. Falar mais o quê?

Finalizando, a 'Carne-de-sol paraibana com pirão de coalho' que o chef sabe preparar como ninguém! Excelente final ...

Arrematando o show, 'Sorvete de rapadura com fios de mel de engenho'. Quando eu poderia pensar que um dia comeria um sorvete de rapadura ... a rapadura, segundo o chef, é 'importada' da Paraíba e é diferente das que comi por aí. Suave, derretendo na boca, sem ser muito doce, e acompanhado de uma farofinha com toques de canela. Excelente!!!

Parabéns ao chef Wanderson Medeiros e ao chef Agenor Maia que nos proporcionaram uma noite mágica!

Projeto Invito - Dias 25 e 26 de março de 2014, a partir das 20h

Restaurante Olivae - SCLS 405 SUL Bloco B Loja 04 – Asa Sul - Telefone: (61) 3443-8775 - brasilia@olivaerestaurante.com.br