BRASÍLIA - OMA JAPANESE EXPERIENCE

17/03/2017 11:24

Crítica: Novo Oma Japanese Experience é refinado com pratos elaborados e saborosos!

Sendo um dos mais novos japoneses de Brasília não poderia deixar de ir ao Oma para conferir e saciar a minha gula quando se trata de culinária japonesa.

Chef Marcos Akaki, junto com seus sócios, montaram um quartel general de excelentes sabores na 411 Sul, traduzindo a sua experiência de muitos anos no Japão.  A casa está bem  montada, sofisticada, em tons de vermelho e decoração moderna; as cerâmicas de Hideko Honma (SP) transmitem uma sensação especial e valorizam o seu bem estar quando você começa a notar cada detalhe do restaurante.

  

O atendimento é discreto, atencioso e ainda precisa de um tempo para estar 100% tendo em vista que foi inaugurado no final do ano passado. Mas nada de grave a ser relatado ...

O menu bem elaborado permite que você escolha peças avulsas, combinados, menu degustação (somente no Sushi Bar), pratos quentes, com várias opções. A minha ideia é voltar lá e ficar no sushi bar conversando e degustando cada peça que o chef propõe ...

De imediato você recebe um 'amuse bouche', não sei como é em japonês, de salmão já mostrando que a refeição vai ser top.

Eu e DJ escolhemos de entrada um Ebi Max, feita com camarão crocante empanado no 'panko', envolto por tiras de salmão e temperado com molho 'teriyaki', tabasco, cebolinha e gergelim torrado.  Trata-se de uma entrada especial em homenagem ao chef Max Kamakura, de Miami. Através de 'finger foods' diversos chef Akaki colocou um item no menu para prestar reverência a grandes chefs japoneses espalhados pelo mundo. Com todos os componentes citados acima seria difícil a combinação dar errado - doce, salgado, picante, crocante brincam entre si e atingem em cheio o paladar.

DJ optou por Fish Oma: pescado do dia (robalo) grelhado e pincelado de 'sumissô', em chapa de ferro fundido e finalizado com purê de abóbora e legumes refogados. O 'sumissô' é um molho feito com 'missô' (ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal), açúcar e vinagre que pode ser usado em saladas, refogados, dips, etc. Para quem está de meia dieta, cai como uma luva! "Muito bom, com o peixe no ponto perfeito e legumes e purê saborosos" - assim me foi relatado.

Como era a primeira vez, tive vontade de pedir tudo do menu mas os reais disponíveis ainda não me permitem fazer tal extravagância... optei por escolher um Combinado com 22 peças, e não me arrependi: nada de 'cream cheese', nada de pele de salmão frita, nada das apelações que você por aí. Os peixes frescos, as lâminas finíssimas de polvo, os 'uramakis' com cabelinhos de batatas doces fritas à perfeição, os 'hossomakis' com cobertura de castanhas laminadas crocantes, fizeram com que eu me arrependesse de ter pedido somente 22 peças e, não, 362 ...

Normalmente não peço sobremesa em restaurante japonês mas como era a primeira vez de Oma resolvi arriscar. Um 'tempurá' de sorvete foi o escolhido:  a tradicional massa de 'tempurá' recobre uma fina camada de pão de ló recheado de sorvete de creme, guarnecida de calda de laranja e sorvete de chocolate. Crocante e ao mesmo tempo macia por dentro, sem ser muito doce. No menu diz: "Uma experiência agradável", mas eu diria mais: uma experiência surpreendente e deliciosa.

A palavra Oma é originada de Omakase - "nas mãos do chef" ou "aos seus cuidados" -, e é isso que você encontra lá: uma proposta diferente, uma experiência gastronômica moderna executada com esmero e refinamento pelo chef Marcos Akaki.   

Oma Japanese Experience - CLS 411, Bloco D - Asa Sul - (61) 3245 8235 - Horário de funcionamento: Almoço - de terça a sexta, das 12h às 15h. Sáb e dom até às 16h. Jantar: de terça a quinta e dom, das 19h às 23h. Sexta e sáb até às 23h45. @oma_japaneseexperience