BRASÍLIA - PANELINHA

16/01/2013 14:34
O sol definitivamente também está "de recesso" em Brasília, seguindo os políticos e praticamente toda a população da capital.
Com essa chuvinha fina caindo a toda hora, nada melhor do que ir conhecer a cozinha do paulista, criado no Mato Grosso, Ademir Gudrin e da sua sub-chefe Neide, no Panelinha, indicado pela Veja como "O Melhor Brasileiro" da edição de 2012. 
Melhor ainda num tempo desses experimentar os nossos sabores regionais, aliados ao conceito da "comfort food", que nos remete à infância e às coisas simples e deliciosas da vida, trazendo uma sensação de bem-estar.
Ao receber uma ligação do "amigo gourmet" AM não pensei duas vezes e sugeri o Panelinha.
Ontem, na hora do almoço, estava lotado mas a espera foi pequena ...
 
Para abrir o apetite pedimos um prato linguiça suína apimentada e macaxeira frita. Bom começo com uma linguiça apimentada no ponto e uma macaxeira que alternou pedaços deliciosos com outros não tanto ...
AM seguiu uma indicação do garçom ao oferecer um pré-menu do Restaurante Week que acontecerá entre os dias 21/01 e 3/02/2013, com duas opções de entradas, duas de pratos principais e duas de sobremesas. As escolhas foram uma salada de palmito pupunha, tomate assado e cenoura grelhada, filé suíno grelhado na manteiga de sálvia, guarnecido por arroz de buriti hidratado no espumante e purê de banana-da-terra e pudim de leite em calda de gengibre. O papo estava tão bom que nem perguntei a sua opinião dos pratos ...
 
 
Um detalhe que AM observou: ao pedir um suco de laranja, o mesmo foi servido com dois copos - um com o suco e um com o gelo. Bem honesto!
Divagávamos sobre viagens a França quando escolhi o que iria comer (nada a ver com a conversa): carne de sol com risoto de abóbora. Não gosto de pedir risoto em restaurantes pois todo mundo acha que sabe fazer; sem querer ser chato, mas sendo, "o ponto correto de um risoto é chamado de al'onda, porque ao puxar com uma colher ele deve fazer uma onda. Ele precisa estar firme no dente sem estar cru", como explica o Roberto Ravioli. Mas a carne de sol estava muito boa!
Um conselho: "Boa apresentação é um ótimo marketing!"
A conta é apresentada dentro de um livro - bom costume do restaurante, que contribui para o projeto social "Livro ao Molho Solidário". Legal!
Ao chegar em casa li o site do Panelinha e me surpreendi com os detalhes de missão, visão, valores, responsabilidade social, etc. Continuei lendo e não podia dar outra: Ademir trabalhou durante anos como assistente social em um segmento que lidava com causas indígenas, tendo como hobby a arte culinária. Explicado!
O conceito é perfeito elegendo a gastronomia brasileira como tema principal, aliado às diversas técnicas de preparação e produção dos alimentos, com um serviço atencioso e bem treinado. Por isso que, desde 2008, o Panelinha é um sucesso!
Com certeza vou voltar outras vezes para explorar os diversos sabores propostos para a culinária brasileira.  
 
PANELINHA RESTAURANTE - SHCN 316 BLOCO E LOJAS 18 E 20 (EM FRENTE AO SETOR HOSPITALAR) - 61 3041.5070 - panelinharestaurante@gmail.com - www.panelinha.com.br