BRASÍLIA - PIACERE

10/07/2014 10:05

Para comemorar o aniversário de DJ, ocorrido na data histórica da maior derrota do Brasil frente a Alemanha, fomos jantar no novíssimo Piacere. O ambiente de dois andares, elaborado por Carol Deifer, usa e abusa de tijolos de demolição e aço enferrujado tornando a casa um lugar agradável para se ir.

 

Propõe um cardápio italiano misturando o clássico com o moderno. As panelas são comandadas pelo chef  paulistano Arthur Gulfi, que passou pela Rede de hotéis Ritz, em Maceió,  Hotel Royal Tulip e Pampulha.

A carta de vinhos é bem elaborada com um detalhe que gosto muito: opções de meia garrafa e um quarto estão à disposição. Os preços estão dentro dos padrões normais do mercado brasiliense.

O couvert apresenta umas surpresas agradáveis como geleia de bacon, queijo de cabra, manteiga de funghi e patê de coelho - simples, mas bem gostosos. Pedi, também, a título de curiosidade uma 'burrata', temperada com azeite de manjericão, alho crocante, confit de tomate e redução de balsâmico. Longe de ser a melhor que comi na minha vida, estava correta!

  

DJ escolheu um 'papardelle' com um tradicional 'ragu bolonha' ou 'ragù bolognese', assunto sério para os italianos que registraram sua receita oficial em 1982 na Câmara de Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura de Bolonha, apesar de sua primeira receita datar do século XV. Inclusive fiz a minha receita no fim de semana passado em Pirenópolis, com três horas de cozimento. O 'ragù' do Piacere estava bom, mas sem empolgar muito!

Cravei um 'Ravioli di costola' (ravioles recheados de costela bovina, cebola roxa com manteiga de ervas), apresentado em porção generosa, com a massa cozida 'al dente' e o recheio precisando acertar o ponto do sal. Gostoso, mas não estava vibrante.

De sobremesa escolhemos o 'Tiramissu' (biscoito champagne, queijo mascarpone e café expresso), que já comemos melhores! E fica um recadinho do Grimod Reunière:  "A sobremesa tem que ser espetacular, porque ela vem quando não há mais fome".

Para acompanhar um espumante Gran Legado Champenoise Brut (1/4 de garrafa) e um Beaujolais-Villages, Georges Duboeuf.

Finalizando: é um restaurante muito bem montado, com um serviço discreto e atencioso, merecendo um capricho a mais na comida para empolgar. Fiquei triste uma vez que não tinha ninguém ontem; a minha desculpa foi que reservei todo o restaurante para comemorar o aniversário da DJ!!!!

408 Sul, bloco B, loja 7 - Tel.: 3443-5479 - Horários: 11h30/15h e 19h/0h (sex. e sáb. até 1h; dom. 11h30/16h e 19h/23h). Estacionamento com manobrista.