BRASÍLIA - PIZZARIA VALENTINA

21/03/2013 14:21
 

 

Chuvinha fina em Brasília e resolvemos comer uma pizza no Valentina da Asa Norte. Sou um pouco viciado nas redondas há muito tempo, que como pelo menos uma vez por semana ...

 

Lembro-me bem das pizzas da Speranza, em São Paulo, nos idos dos anos 70, com a sua borda grossa e queimada, e o seus recheios dos deuses. Ficou como minha referência!  

 

Seguindo a tradição italiana, as de muçarela, marguerita e calabresa são as minhas preferidas e deixo um pouco de lado as "inovações" que foram sendo introduzidas com os novos recheios e bordas recheadas.  Atualmente as pizzarias apresentam 60/70 tipos de recheios diferentes ...

Voltando a Valentina, que foi inaugurada em 2006 e já foi considerada a melhor pizzaria de Brasília - não sei como anda o ranking atualmente! Divido as minhas idas entre ela e a Fratello Uno que estão pertinho aqui de casa e se equiparam.

 

Muito bem decorada pelo arquiteto Bruno Ferraz, o ambiente é ótimo e confortável. O serviço é atencioso até demais. Uma pausa: os proprietários devem conversar com os seus atendentes para que deixem os clientes conversarem sem pressa. Bom atendimento não é igual a pressão do início ao fim .... Outro detalhe: quando se pede um antepasto o mesmo deve ser degustado, e não engolido rapidamente porque a pizza já chegou. Às vezes você quer comer rapidamente, mas às vezes você quer conversar e não quer pressão.

E foi isso o que aconteceu ontem: pedimos um pão de calabresa para comermos com um cálice de Alta Vista e no meio do pão a pizza já estava na nossa mesa - cerca de 5 minutos, sem exageros ... mas, tudo bem! 

E olha que eu pedi para só trazer a pizza quando acabasse o pão! Um outro detalhe: quando veio o vinho num cálice de botequim de 5ª categoria perguntei ao garçom se não tinha um cálice melhor, o que fui prontamente atendido. Chegando, o rapaz simplesmente transferiu o conteúdo de um cálice para o outro ... da próxima vez, peço um chopp!

O pão de calabresa estava ótimo e além dele você tem saladas, cornecciones (pizza com aquela massa finíssima), carpaccioprovolettafoccacia rústica e alguns antepastos (berinjela temperada com azeite extra virgem, alho, orégano, tomate seco, azeitonas pretas e lascas de parmesão, acompanhados com crostini).

Pedimos, então, uma média com 50% Margherita (molho de tomate, muçarela de búfala, tomate cereja, parmesão ralado, manjericão e orégano) e 50% Toscana (molho de tomate, linguiça calabresa picada, escarola refogada, azeitonas pretas fatiadas, muçarela de búfala defumada, pimenta calabresa e orégano). A Margherita, que foi inventada para homenagear a princesa-consorte Margherita di Savoia, estava muito boa com destaque para a doçura dos tomates cerejas .... a Toscana, infelizmente, estava com recheio em demasia mascarando o paladar (um pedaço apenas e olhe lá!).

 

Tirando a pressa, o resultado foi razoável!

 SCLN 214 - Bl. A - Lj. 9/11 -  Tel: 3340-9898 - Delivery: 3340-6868 - https://valentinapizzaria.com.br/

Horários de Funcionamento: de segunda a quinta, domingos e feriados: das 18:30 às 0:00 hs; sexta, sábado e véspera de feriados : das 18:30 às 0:30 hs.