BRASÍLIA - RESTAURANTE MOURARIA

05/08/2013 08:43

 

Se você está com vontade de comer um bom prato com bacalhau procura um restaurante que o faz há 20 anos. Não tem erro, certo? Errado!!!

É o caso do Mouraria, cujo nome se inspirou no tradicional bairro de Lisboa onde são mantidas vivas as antigas tradições portuguesas com suas casas de fado, bares, tabernas, etc ...Conta a história que o nome mouraria se deve ao fato de D. Afonso Henriques, após a conquista de Lisboa, ter separado uma zona específica para a permanência dos mouros após a Reconquista Cristã.

 

Ao entrar já notei que os aficionados por bacalhau não o têm como referência, tendo em vista o pequeno número de mesas ocupadas. Mas penso: também já são quase 3 horas de domingo - vamos em frente!

 

Desde o início achamos o serviço meio desatento. Perguntei ao garçom o que vinha no 'couvert' e ele demorou alguns segundos para entender a minha pergunta e responder. Em função da resposta nada convidativa, pedi bolinhos de bacalhau e casquinhas de siri que estavam normais.

Com a temperatura por volta dos 30 graus, na sombra, escolhemos uma sangria para refrescar um pouco, sem gosto praticamente de nada. Aliás, um breve comentário: vi numa mesa próxima à nossa uma garrafa de Mateus Rosé que não via há anos ... Nada contra!

 

Escolhemos dentre às inúmeras opções de  bacalhau o "À Gomes de Sá", cuja preparação é simples e relativamente rápida. Trata-se de uma receita de autoria de  José Luís Gomes de Sá, típica da região norte de Portugal, que consiste em 'lasquear' o bacalhau marinando no leite e assando no forno com azeite, alho, cebola e acompanhado de azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos. Pedimos também um arroz com brócolis para acompanhar.

Tinha tudo isso mas faltava um ingrediente primordial: o sal!!!! Salgada foi a conta ...

De sobremesa pedimos 'Nuvem de Café' - nada mais do que um pudim de claras com um molho de café, e um Travesseiro de Laranja - um rocambole com a massa grossa demais. Uma lástima!!!

 

Ao pedirmos a conta, um dos garçons ainda perguntou: não querem sobremesa? Com os pratos ainda na mesa ... Mais confusão com a máquina de cartão e troca de refrigerantes ... enfim não consigo entender quando leio em blogs "ótimo atendimento aos seus clientes" - só se for no passado, pois no presente ....

Mouraria: CLS 404 - bloco B - Loja 35 - Tel.: 3224-6405