BRASÍLIA - TAYPÁ - FRANÇA VS PERU

28/05/2014 08:54

Em época de copa nada como travar um excelente embate entre a França e o Peru. Mas nada de campo de futebol e, sim, na gastronomia. Quem você prefere?

De um lado o chef do ano em Brasília, Marco Espinoza, que tenta se dividir em dois na ponte aérea entre a Capital Federal e a Cidade Maravilhosa. Do outro, nada menos que a chef Alice Mesquita com as suas mãos mágicas francesas. Vamos ver no que dá!

Restaurante lotado na noite de ontem com figuras proeminentes do cenário brasiliense - interessante que em Brasília os artistas do Rio são substituídos por ministros, deputados e senadores .... prefiro as companhias dos cariocas, do que jantar ao lado de um ministro do STF.

Com um serviço atento e simpático, começa o embate - ops! Se você está no Taypá, tem que pedir um Pisco como preliminar.

Começa então o primeiro tempo da contenda: Cebiche Caliente de Camaron, Chernia e Echalotes x Creme de Cogumelos ao Conhaque e Torradinhas Amanteigadas (vinho Laroche Pinot Noir). Tanto os camarões como os chernes estavam com os cozimentos perfeitos - nada de pelada, profissional ao extremo! Já o creme de cogumelos ao conhaque contra atacou de forma maravilhosa com estrutura perfeita e crisps deliciosos - acredito que eram couves e outras que adentraram em campo...

Um pequeno intervalo, e os chefs voltam para o segundo tempo: Filet Grelhado na Brasa com Molho Quente de Huancaína (molho feito com queijo branco na sua base) Cremosa e Canelones de Azeitona e Erva Doce (vinho Tabali Syrah) x Confit de Pato ao Molho de Vinho do Porto e Confit de Maçãs (vinho Laroche El Chaparro Pinot Noir). Filet no ponto perfeito solicitado, com os canelones com sabores indescritíveis, apenas acho que deveriam ter vindo um tico mais quente. Ahhh, o confit da Alice! Estava delicioso, 'commne il faut', com as maçãs dando a cobertura necessária. E continua o empate: 2 x 2 - jogo emocionante!

Prorrogação: Pasion Peruana: Sorbet de Lucuma, Alfajor de Olinda, Ganache de Chocolate Amargo com Pimenta Amarilla x Tartellete de Goiabada com Calda de queijo Branco (vinho Tabali LateHarvest). Destaque para o sorbet (maravilhoso) e o alfajor (melhor em campo - derretia na boca). A tartellete com a massa soberba e a calda leve que devia estar mais quente (um pouco mais).

Um vencedor: queria anunciar um vencedor, mas deu empate (3 x 3). 'Adversários' super amigos, esquentaram muito bem o clima da copa! Parabéns, bateram um bolão!!!!!

Taypá

SHIS QI 17 Bloco G Loja 208 Ed. Fashion Park; (61) 3248-0403 - Festival França x Peru - De 26 a 29 de maio, das 19h à 0h.