BRASÍLIA - TAYPÁ

26/08/2013 08:56

Começo o post sugerindo que o Taypá mude o nome para 'Sabores del Mundo', uma vez que chef peruano Marco Espinoza pratica uma cozinha contemporânea de alta qualidade.

 

Voltamos ao Taipá (fartura) para verificar a sua evolução e não saímos decepcionados com o que vimos e degustamos.

Domingo de sol com o restaurante bombando mas com o serviço tranquilo e bem estruturado. O espaço é agradável e o conforto nos deixa à vontade para relaxar e curtir o que existe de melhor na capital do Brasil.

Começamos com um tradicional pisco sour que me fez lembrar a viagem ao Peru em 2012. O coquetel vem encantando o mundo desde 1920, inventado por Victor Vaughn Morris, um bartender americano que deixou os Estados Unidos para trabalhar em Cerro de Pasco, uma cidade da região central do Peru. Abriu o Bar Morris em Lima, e rapidamente se tornou um local popular para a classe alta peruana e estrangeiros de língua inglesa. O Pisco Sour passou por várias mudanças até que Mario Bruiget, um bartender peruano trabalhando no Bar Morris, aperfeiçoou a receita peruana moderna do cocktail , adicionando Angostura e claras de ovos à mistura.

Optamos por conhecer o couvert que é composto por ciabattas quentinhas e mini baguettes dentro de um balde super charmoso, acompanhadas de um bloco de manteiga de ervas. Só, e não precisa mais!

DJ escolheu um 'pescado al azafrán' - peixe grelhado em molho de rocoto, camarões e açafrão servido com croquetes de mandioca recheados de queijo gruyere. Bem servido, provocou suspiros de satisfação; não resisti e provei os croquetes que estavam ótimos.

Optei por um 'cerdo glaseado en soya' - panceta natural de suíno ao molho de soja com aroma de especiarias cozido por 5 horas, e acompanhado por arroz oriental salteado, dentre as muitas opções do cardápio, e não me arrependi. Seguindo a onda de cozinhar lentamente nas engenhocas que estão disponíveis - nunca me lembro do nome certo -, a carne do porquinho derrete na boca. Outra moda que vem dando certo é acompanhar com um monte de mini hortaliças no prato....

O prato é indescritível em matéria de sabor realçando as especiarias e a pimenta na dose certa. Perfeito ao extremo!!!

Aí está! Se você quiser comer muito bem, apareça por lá - é show de bola!  

Taypá - QI 17, conjunto F, loja 208 - Fashion Park - Lago Sul - Brasília - Tel.: 3248-0403 e 3364-0403