BRASÍLIA - TRATTORIA MEDITERRANEO

23/11/2014 10:17

O assunto de hoje é a Sicília! Inspirado pelas amigas gourmets CM e AN, que postaram algumas fotos de um almoço na Trattoria Mediterraneo. resolvemos (Eu e DJ) conhecê-lo.

E aí abro um parênteses para me aprofundar um pouco mais sobre a Sicília, que não conheço, mas está numa lista imaginária de lugares que ainda quero conhecer. A Sicília, cuja capital é Palermo, é a maior ilha do Mediterrâneo. Sua cozinha se faz com pouca carne vermelha, muitos peixes como o atum e o espada, além de frutos do mar, legumes e verduras. É a terra do famoso vinho doce Marsala, que pode ser aperitivo ou companhia para a sobremesa, e produz também um conceituado "passito".  Nessa famosa ilha comer e beber significa também, e sempre, uma viagem pelo tempo e pela cultura de épocas passadas. É uma referência às influências de muitos povos, recebidas desde a pré-história. Gregos, normandos, bizantinos, árabes e romanos deixaram uma contribuição e ajudaram a compor o jeito de viver dos sicilianos que, no geral, são muito ligados à família e adoram sol e comida. Assim, canela, noz-moscada, açúcar, frutas cítricas, melões, açafrão, pimenta, damascos, tomate, muitos pesados e bons vinhos compõem uma parte do elenco gastronômico trabalhado na ilha e arredores (https://comida.ig.com.br/pelomundo/sicilia).

Voltando à Trattoria Mediterraneo, cujo chef e proprietário é o siciliano Gianluca Scribano, ou simplesmente Luca, que de sua diminuta cozinha dá um show de simpatia e competência, oferecendo inúmeras opções de coisas boas que há muito tempo não via em Brasília. É diferente, e isso me encantou ....

 

O restaurante é pequeno, com capacidade para 30 e poucas pessoas, decorado de forma simples e pessoal, despretensioso, e o serviço de salão é feito pelo próprio Luca (ajudado pela sua esposa quando chegam mais clientes) que esbanja conhecimento e adora um bom papo.

Queríamos beber algo italiano e nos foi sugerido começar com um Negroni, um dos mais celebrados coquetéis italianos para tomar antes de refeições. São apenas três doses iguais de três diferentes bebidas: Campari, Vermute e Gim. Não só abriu o apetite como quase nocauteou DJ, que transferiu 1/3 para mim. Ótimo!

Logo que você chega, Luca coloca em cima da mesa quatro tipos de pastas do dia para a escolha de combinações com os molhos. Já tinha visto isso em outros restaurantes por aqui, mas que não chegam aos pés da Trattoria!

No menu constam algumas indicações para os clientes não cometerem gafes gastronômicas: carinhas indicando quais os molhos podem levar queijos, etc ... bem bolado!

Mas antes resolvemos pedir uns antepastos: 'Involtini de Prosciutto Crudo e Gamberi' para DJ, que estava excelente, e um 'Antipasto del Mediterraneo' para mim, com 'bottarga', salame, presunto e lattume de ... ATUM, cerejas secas de Pachino, azeite e salsa. Outro parênteses: o que é 'lattume' perguntei ao Luca - e ele, no meu ouvido, respondeu: "esperma de atum". Aí hoje fui pesquisar: este é um daqueles pratos que você não deve saber a origem antes de prová-los! O 'lattume' é um prato típico da Sicília, vindo especialmente das áreas de Trapani, Palermo e Siracusa, um produto muito semelhante (se não idêntico) que também é encontrado na Sardenha, mas com o nome de 'figatello'.

Por trás desses nomes fantasiosos é apenas saco de sêmen do atum que é preparado e cozido de formas diferentes e que é um verdadeiro deleite para os apreciadores. O mesmo é extraído do peixe e, geralmente, colocado para secar coberto com sal e uma mistura de ervas ou consumido fresco depois de ferver e temperado com ervas, sal, azeite, vinagre e limão - também pode ser definido como a variante masculina do 'bottarga'. Foi uma experiência gastronômica única! Na foto ele é o primeiro à esquerda. Delicioso!

Me empolguei e o post está ficando grande demais ... mas tenho que compartilhar com vocês.

Escolhemos, então, um 'tagliatelle' com presunto cru , funghi porcini, creme com queijo, manteiga, cebola, salsa e pimenta do reino (DJ), que não deixou sequer um micro pedaço para contar a história e um 'tagliatelle' com vôngoles flambados ao vinho branco, azeite, alho e salsa, que há muito tempo não comia e estavam magníficos ... eu teria colocado mais alho para ficar com uma pungência maior!

Para a sobremesa o sempre escolhido Tiramisù, que ainda bem que não estava ventando pois teria levado do prato tamanha a sua leveza.

De brinde ganhamos uns torrões de açúcar gelados, macerados com menta, limão e álcool de cereais ('zuccorini', algo do tipo), que explodem na boca, dão uma pequena dormência e preenchem o paladar!

Ainda não satisfeito, Luca nos ofereceu um 'cremoncello di sicilia' caseiro, feito por ele mesmo - mais uma explosão. Perfeito com o café.

Enfim, não sabia que pertinho aqui de casa tinha uma Trattoria tão boa e diferente que poderemos ir mais vezes e degustar os sabores da Sicília. Parabéns Luca, voltaremos sempre! Super indico.

Trattoria Mediterrâneo - 408 Norte, bloco A - lojas 28 e 32 - Brasília - Tel.: 3347-5752