BRASÍLIA - TRIO GASTRONOMIA

15/07/2015 10:13
Confesso que não sou muito de frequentar restaurantes nos eventos do 'Restaurante Week", mas desta vez resolvi testar o menu oferecido pelo Trio Gastronomia - é a primeira vez que o restaurante participa.
O restaurante do casal Cibele e Emerson Mantovani, inaugurado em 2012, trabalha com o conceito de cozinha de autor,  onde todos os processos de execução dos menus passam pelas mãos do criativo chef Emerson. 
O ex-advogado é pós-graduado em gastronomia e segurança alimentar pela UnB. Seu primeiro trabalho foi em 2002 no restaurante Pizzaiolo, onde era responsável pelo evento “Pizzaiolo Chef”, passando pela pizzaria La Gioconda e finalmente realizando o seu sonho de montar o próprio restaurante. 
Com uma mesa única de 12, a intenção da casa é fazer com que os clientes compartilhem momentos gastronômicos e uma comida para ser lembrada. O menu muda diariamente de acordo com a sua inspiração.
Mas os pratos do RW estão sendo servidos no recém inaugurado 'Wine Bar' aonde você pode degustar vinhos, comprar produtos nacionais e importados, num ambiente bastante informal e íntimo.
Então, eu e DJ, fomos para lá 'investigar' o que o chef preparou para o RW. Logo de início posso destacar a simpatia do casal amigo ao nos receber. 
DJ escolheu a 'mousse' de berinjela com maionese caseira de alho e páprica defumada, servido com salada de brotos, ressaltando a sinfonia de sabores escondidos no prato.
Como são duas opções de entrada, escolhi o tartar de salmão com 'cream cheese' e ervas de 'provence' servido com vinagrete de rúcula e mel. Diferente, instigante, saboroso a cada garfada. Sugeri ao chef servir com umas torradinhas ...
Continuando, DJ pediu o rondele de bacalhau ao molho de gengibre, limão siciliano e especiarias marroquinas. Leve, mas consistente com sabores harmoniosos!
Tinha visto nas redes sociais um parmegiana mas ao chegar lá constatei que era somente no menu do almoço - decepção. Mas, sem querer tumultuar, perguntei ao chef se seria possível escolher o parmegiana de carne com crosta de pipoca gratinada com queijo da Serra da Canastra e servida com polenta branca - pedido feito, pedido aceito. Ótimo - obrigado chef!
E não me arrependi ao comer um e-x-c-e-l-e-n-t-e 'polpetone' feito com maestria; os aromas e sabores vieram me fazer cócegas e vibrei com o resultado. Conversando com o chef, me certifiquei da maneira como é feito: à moda das nossas avós e "invenções" do criativo Emerson. Tem que ir lá para saber do que estou escrevendo ... mas se você quiser, ainda pode escolher a polenta com ragu de coelho.
As sobremesas: chocolate 70% cacau com cerveja escura stout, caramelo cremoso, flor de sal e aceto balsâmico com mirtillo e torta com massa de biscoito, limão e queijo servida em leve calda de morango e tomilho fresco - muito boas!
 
Resultado final: mudei a minha opinião com relação ao RW, pelo menos do Trio Gastronomia! Vale a pena conferir.
Trio Gastronomia - 213 Sul, Bloco A, Loja 27 - Tel.: (61) 3346.2845 -  www.triogastronomia.com.br - www.facebook.com/triogastronomia