BRASÍLIA - VILLA TEVERE

11/02/2015 12:20

Ao ler "Para que serve um crítico gastronômico?", de Gilles Pudlowski, me deparo com uma frase logo no prólogo do Arnaldo Lorençato que diz o seguinte: "Essa repetição sistemática de visitas permite observar a evolução de um restaurante, sua ascensão ou queda. Por isso, profissionais sérios sempre voltam a um local avaliado, seja ele excelente ou problemático. Tudo pode mudar a cada visita. E cabe ao crítico informar a seus leitores". É bom que se esclareça que não me considero um crítico profissional e, sim, uma pessoa que gosta de comer bem, com opiniões próprias, agradando, ou não, donos de restaurantes, chefs, etc.   

Escrever hoje em dia sobre restaurantes ficou fácil demais em função de mecanismos de buscas digitais, bibliografias e fotos disponíveis. Sempre procuro antes saber mais sobre o restaurante, chef, menus, pratos estrelados, etc.

E assim foi quando voltei mais uma vez ao Villa Tevere, com os 'amigos gourmets' p&b CS/AM e DJ, com direito a surpresas sobre os novos desafios profissionais de ambos. Estou torcendo para que tudo dê certo!

A inauguração do restaurante, há 15 anos atrás, coincidiu com a minha vinda para Brasília e desde logo me identifiquei com o antigo Trastevere, que mudou de nome logo depois. A conhecida dona de um dos bufês mais festejados da capital, Suzana Leste, e seu filho Flavio tiveram a brilhante ideia de apostar na culinária italiana mesclada com ingredientes brasileiros e deu no que deu. Hoje, o Villa Tevere é um restaurante de referência gastronômica em Brasília, começando pela decoração que reputo seja uma das mais bonitas que encontramos por aqui. "Não somos uma Cantina ou uma Trattoria, somos um restaurante com forte influência arquitetônica e culinária da Itália. 

Apresentamos alguns pratos da gastronomia italiana clássica, além de pratos com tendência fusion, alguns com toques asiáticos e valorização de temperos brasileiros", diz Flávio Leste no site do restaurante.

Sempre que posso tiro uma foto com o chef, mas o Flavio já tinha ido embora; então publico uma da Revista Encontro.

Por conta do "Restaurante Week" (acredito eu!) a casa ficou lotada. Quem não quer comer bem (entrada, prato principal e sobremesa) por algo em torno de R$ 50,00? E, quando a casa lotou, o serviço começou a fraquejar; não que tenha sido algo desastroso, como a maioria dos serviços por aqui, mas deu para notar. Mas vamos em frente...

Começamos com uns  arancini - bolinhos de arroz arbóreo com toque de açafrão, limão siciliano e parmesão, acompanhados de caipirinha de frutas vermelhas. São 6 unidades de puro prazer, que poderiam estar mais quentes ... gostamos tanto que pedimos mais, que chegaram à mesa na temperatura ideal.

 

Eu tenho um vício de comer entradinhas, bolinhos, 'stuzzichini', etc. Quer me ver feliz? Me ofereça bolinhos de arroz, croquetes, rissoles ... Não resisti e pedi mini-rissolis de espinafre e gorgonzola abarrotados de sabores.

Em homenagem aos seus 15 anos, pedi (junto com CS) o clássico 'polpettone' com filé mignon processado, recheado com mussarela e manjericão e um suculento molho de tomate, escoltado muito bem por um 'spaghetti' com manteiga e sálvia. Apesar de ser uma comida caseira italiana de aparente simplicidade, o 'polpettone' exige certos cuidados: sempre tem que ficar crocante por fora, cozido por dentro e com queijo derretendo. E o que eu comi ontem, ESTAVA! Perfeito, derretia na boca, uma 'overdose' para o paladar.

DJ preferiu um prato mais light e a escolha recaiu sobre o 'pesce Da Vinci' ao molho de camarões e champagne, servido com risoto de mçã verde e toques de nozes e quijo chèvre. Muito bem, comeu tudo e elogiou!

Já AM preferiu o tradicional 'gnocchi quattro fromaggi', sem grandes comentários a respeito...

Como todos estão cuidando das suas 'belas' silhuetas, apenas 2 expressos para fechar o jantar.

O Villa Tevere reverteu a minha última impressão e AL tem razão ao dizer que devemos sempre retornar aos restaurantes.

Villa Tevere - CLS 115 Bloco A Loja 02 - Tel.: 3345.5513 - Horário de funcionamento: Segunda só jantar. Terça a Sábado, das 12h ás 15h e das 19h30 à 0h. Domingo só almoço até às 16h.