BRUXELAS - LA MAISON DU CYGNE

11/12/2011 12:21

Uma verdadeira jóia gastronômica e cultural, esta casa do século XVII oferece aos frequentadores uma atmosfera única no coração da famosaGrand Place de Bruxelas.
Local elegante, com suas cores harmoniosas, propicia uma refeição romântica com vista para uma das mais belas praças do mundo.
Sob o olhar atento de Michel Verdoodt, gerente do restaurante e sua equipe, e após um período turbulento, ele encontrou todo o charme e qualidade de sua cozinha, com o novo líder, Donald Loriaux, que trabalhou com Jean-Pierre Bruneau, Claude Dupont e Guy Vancauteren em Berlare.  .
Para acompanhar a refeição, a Maison du Cygne tem uma adega impressionante com mais de 20.000 garrafas, incluindo alguns dos melhores vinhos disponíveis no mercado.

 
Acompanhados de JA, MW, HM e CM curtimos uma noite maravilhosa com muitas risadas, além de degustarmos pratos excelentes e vinhos excepcionais ...
Começamos com um aperitivo que incluía uma sopinha de ervilhas muito bem elaborada, acompanhada de salmão defumado com creme azedo temperado como deve ser (muito leve e saboroso) e uma amostra de um carpaccio de canard. Tudo isso regado de um Pommery Brut Royal(aliás, uma não, duas!)

 
De entrada pedimos: Duo de Terrine de Gibier au Confit d'Oignon
 
 
Saint-Jacques Rôties, Tombée de Chou Vert au Beurre de Chablis
 
 
Como prato principal, alguns escolheram Filet de Faisan "Fine Champagne"
 
 
Cabillaud Poché, Purée de Panais, Mousseline de Tomates et Basilic
 
 
Côtes d'Agneau en Croûte d'Herbes, Légumes du Marché, Sauce au Thym
 
 
Filet de Boeuf Poêlé en Croûte de Poivre Concassé, Fettucini ao Foie d'Oie
 
 
Tudo acompanhado de vinhos da Côte de Beaune e de um Bordeaux.
 
De sobremesa não resistimos ao charme da Crêpe Suzette feita à moda antiga, inclusive no já esquecido réchaud.
 

 
Um Crème Brûlée não podia faltar ...
 
 
Nem uma Dessert du Jour
 
 
E para complementar, mignardises et café
 
 
La Maison du Cygne - imperdível quando estiver em Brussels (foto da capa do menu - parece uma pintura a óleo). Belísssima despedida!!!