CERVEJAS - MISTURA CLÁSSICA E PENEDON

11/03/2015 06:17

A convite do Amigo Gourmet, embarquei em uma excursão cervejeira para conhecer as fabricas de duas cervejarias do estado do RJ: Mistura Clássica e Penedon. Às 08h30 da manhã do último sábado um micro ônibus com 27 cervejeiros rumou para a Rodovia Presidente Dutra. Quem liderava o grupo era Gustavo Renha, 'sommelier' e locutor do programa Rock'n'Beer, da Rádio Cidade. O grupo era animado e composto de casais, produtores caseiros, aspirantes a 'sommelier' e curiosos/apreciadores - o meu caso, especificamente.

Após uma breve introdução sobre o passeio, GR nos presenteou com uma cerveja belga (Viven Porter, 7%). Outros brindes foram sorteados, como cervejas especiais e descontos em bares. Paramos no começo da Serra das Araras para tomarmos um café mais caprichado e aos poucos os participantes iam se entrosando.

Depois de 2h de viagem chegamos em Volta Redonda, local da Mistura Clássica que fica em frente ao Rio Paraíba e no centrão da cidade. De porte médio, a MC fabrica atualmente uns 10 rótulos fixos, além de outros sazonais e alguns para clientes selecionados, como bares e restaurantes. Sua produção atual está em torno de 25.000 a 30.000 garrafas/mês. Fomos recebidos pelo simpático Mestre Cervejeiro Severino, que nos deu uma breve explicação  sobre o processo produtivo da cervejaria. GR também se juntou a ele para nos dar mais explicações sobre o produto. Vale ressaltar que no momento era fermentada uma cerveja do tipo weiss (trigo) e o cheiro no local parecia ao de uma padaria (veja: https://youtu.be/OsI7LuO4zR0).

       

Enfim chegou a hora boa, a de beber. Estávamos secos e doidos para começar os trabalhos. Primeiramente nos foi oferecido um chopp pilsen, de baixa fermentação, bem leve e saboroso, de cor dourada. Fizemos um brinde coletivo, no estilo viking, onde levantamos o copo e soltamos um grito do fundo do peito: 'SAÚDE'! Subimos as escadas para o bar da fábrica, onde pudemos dar prosseguimento á degustação de outros tipos de chopp 'direto da teta da vaca', ou seja, bem fresquinho. Pedi logo o Amnésia, uma Imperial IPA com lúpulos especiais e 9% de teor alcoólico: s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l! Como sou fã das IPA, o próximo foi o Vertigem, mais leve, com 6,5% e sabores florais e frutados intensos, também muito bom. Por sugestão dos colegas de mesa acompanhei eles com o Beatus, um Belgian Tripel de 10% e que ganhou medalha de bronze do Festival da Cerveja de Blumenau (o maior do país), em 2013. Desenvolvido com 6 variedades de lúpulos e 3 tipos de maltes, é maturado no carvalho e foi a revelação do dia, simplesmente imperdível.

A Mistura Clássica possui uma loja na entrada onde vende seus produtos. Naturalmente esse foi o nosso destino ao final da visita. Alguns aproveitaram os descontos e preços mais competitivos para levar caixas para casa, além de copos e outros apetrechos.

Mais animados, pegamos a estrada para Penedo, a alguns quilômetros dali, para conhecer a Penedon, surgida na casa da Familia Buzzi em 2010. Hoje o local abriga um brew pub, ou seja, um restaurante - super charmoso - e que fabrica no local a própria cerveja. A cerveja da Penedon é apoiada nos pilares: ingredientes naturais, boas amizades, excelente gastronomia (a especialidade são as 'parrillas') e música de qualidade.

 

Uma área foi reservada para o grupo, que ''caiu dentro' das entradas: costelinha no balde e bolinho de malte, este último muito gostoso e original, crocante por fora e macio por dentro, um belo começo. Para começar escolhi o premiado chopp Casa De Pedra, com 6,6% de teor alcoólico. De sabor único e marcante, é produzido com lascas de carvalho. Misturada a um agridoce de açúcar queimado, como melaço de cana, a madeira embebida no uísque aparece claramente no aroma e no sabor. Não amei o chopp, esperava mais, opinião compartilhada pelos amigos na mesa, que também pediam réguas de degustação de 5 sabores produzidos lá. Senti falta de uma maior explicação sobre o processo produtivo da fábrica - as pessoas pareciam mais preocupadas em conversar, comer e beber.

     

Avancei com a IPA da Penedon, Serra Da Índia, do estilo English, que recebe um peso maior de maltes e boa dose de lúpulos ingleses. Com 6,3% de teor alcoólico ela tem um sabor mais fraco e aguado (me lembrou as artesanais uruguaias) do que as IPAs da Mistura Clássica, bem superiores. O almoço foi servido em travessas: costela embriagada na Agulha Negra, peito de frango grelhado na Serra da Índia, Arroz Maluco (fraco, com poucos ingredientes), farofa, salada Buzzi de folhas e polenta mole com Gorgonzola (essa eu nem vi...). Apenas correto, saboroso e farto. Um gostoso 'brownie' com sorvete foi a sobremesa.

Na verdade não posso ser injusto e comparar a Serra da India com a Amnesia. Uma é English IPA, estilo inglês mais terroso, e a outra Imperial IPA, estilo americano mais frutado. São estilos totalmente diferentes que obviamente vão trazer um sabor muito mais leve com aparência de "aguado" para a cerveja

O Penedon vale mais pelo charme e pelo passeio. Não deixe de provar também Natur Helles, uma Lager de 5% (comprei a garrafa e tomei em casa, bem leve, boa para o verão), e a Red Ale, de estilo irlandesa e cor avermelhada, elogiada pelo pessoal da mesa. Compras na lojinha, foto do grupo e nos preparamos para voltar ao Rio, já super satisfeitos.

Mais sorteios aconteceram no trajeto, deixando quase todos felizes com seus brindes, poucos foram os azarados que não levaram nada. Camisetas, mais cervejas e kits de empresas que fazem assinaturas (esse foi o que ganhei) foram os prêmios.

A excursão é super recomendada para todos os tipos de publico que tem um interesse maior pela 'loira gelada'. Vale tanto para quem já entende do assunto e quer se inteirar sobre o processo produtivo quanto para aqueles que já dominam a técnica. GR é um cara simpático, carismático e que volta e meia promove esses passeios, além de cursos. Acompanhe ele nas redes sociais para saber mais: https://www.facebook.com/sommeliergustavorenha

Mistura Clássica - Rua Almirante Adalberto Barros Nunes, 1904 - Volta Redonda/RJ - Tel.: 24-3346-2071 - facebook.com/cerveja.misturaclassica

Brew Pub Penedon - Av. Casa das Pedras, 942 - Penedo/RJ - Tel.: 24-3351-2072 -  cervejapenedo@hotmail.com