Concurso de Lácteos

31/07/2013 10:50

Concurso de lácteos divulga vencedores !

(Publicada no Facebook por Roberto de Luna - 31/8/2013)

Disputa nacional elege os melhores queijos, manteigas e doces de leite

Destaque especial: queijo "A Lenda", do laticínio Cruziliense, foi considerado inovador e de alta qualidade

O estado brasileiro mais conhecido pela produção de queijos é também o responsável por sediar um concurso que elege os melhores do País, incluindo manteiga, requeijão e doce de leite. Minas Gerais, especificamente a cidade de Juiz de Fora, realizou a 40ª edição do Concurso Nacional de Produtos Lácteos – disputa que envolveu 54 indústrias de oito estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.

Promovido pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o concurso funciona como uma “vitrine com credibilidade nacional”, conforme explica o coordenador Paulo Henrique Costa Paiva. “A avaliação é criteriosa, feita por 25 juízes especializados, vindos de universidades, serviços de inspeção e instituições de pesquisa, que podem apontar com segurança qual o melhor produto. Temos credibilidade e isso é um aval para a indústria se fortalecer no mercado”, diz.

Ao todo, o concurso possui 10 categorias, que premia tipos diferentes de queijo e também o melhor doce de leite e a melhor manteiga. Há também a categoria “destaque especial”, que premia produtos inovadores e de alta qualidade. Neste ano, a vitória ficou com o queijo “A Lenda”, do laticínio Cruziliense, da cidade mineira Cruzília.

Confira a lista de vencedores da 40º edição do concurso:

Doce de leite pastoso – Funarbe – Viçosa/MG

Manteiga – Complem – Morrinhos/GO

Requeijão – Tirolez – Monte Aprazível/SP

Queijo provolone – Queijos Lucca – Luminárias/MG

Queijo prato – Queijos Lucca – Luminárias/MG

Queijo gouda – Queijos Lucca – Luminárias/MG

Queijo reino – Tirolez – Carmo do Paranaíba/MG

Queijo parmesão – Frimesa – Marechal Cândido Rondon/PR

Queijo gorgonzola – Dannita – Lavras/MG

Queijo minas padrão – Coopervap – Paracatu/MG