EL CELLER DE CAN ROCA - O MELHOR DO MUNDO

30/04/2013 14:11
 

O El Celler de Can Roca dos irmãos Jordi deixou de ser o 2º melhor restaurante durante dois anos e acaba de ser eleito o melhor do mundo, prêmio promovido pela revista britânica Restaurant Magazine. 

O irmão mais velho, Joan Roca, é o chefe de cozinha, Josep Roca , o irmão do meio, é o sommelier , e o irmão mais novo, Jordi Roca , é o responsável pelas sobremesas.

Localizado em Girona, na Catalunha (Espanha) foi inaugurado em 1986 em um local próximo ao primeiro restaurante do seu pai e, mais tarde - 2007, mudou-se para um edifício moderno, feito sob encomenda a cerca de 100 metros do antigo local de origem. 

O novo layout apresenta pisos em madeira, com mesas simples e, em cada mesa, ficam três pedras para representar os três irmãos Roca. A cozinha ampliada no novo local inclui espaço para trinta funcionários e um escritório de Joan Roca, para que ele possa manter um olho sobre os chefs, mesmo quando está fazendo tarefas administrativas. Pelo menos um dos três irmãos está presente para cada serviço e há capacidade para 45 comensais.

Possuidor de três estrelas Michelin, ele tem sido muitas vezes comparado ao ex-número um do mundo, o restaurante El Bulli, e sua comida baseia-se na culinária catalã mas com apresentações inusitadas, como, por exemplo, as azeitonas caramelizadas servidas em uma árvore estilo bonsai, por exemplo.

O restaurante utiliza ingredientes locais combinados com as técnicas da gastronomia molecular e apresentações inusitadas dos alimentos. O Guia Michelin descreve o tipo de cozinha produzido por El Celler de Can Roca simplesmente como "criativo", enquanto Edward Owen, do The Times, disse que era uma "fusão de pratos tradicionais com toques surrealistas".

Quando os clientes chegam, eles recebem uma seleção de pequenos tapas chamada "El Mundo". São sabores de todo o mundo e vêm em grupos de cinco - esta é a introdução do jantar. Por exemplo, a Tailândia pode ser representada por uma esfera de caldo de peixe temperado e congelado revestido em manteiga de cacau. A influência catalã é representada por pombos, pescada e pés de porco. 

 

Os pratos de peixe podem incluir um velouté de lagostim, acompanhado por cebolinhas com cacau e hortelã.

Também criaram alguns pratos e sobremesas com base em perfumes como Calvin Klein Eternity 's, Carolina Herrera , Lancome e Bvlgari . Isso resultou em um perfume a ser lançado pelo próprio restaurante, chamado Nuvol de Ilimona. Foi baseado em uma sobremesa servida no restaurante chamada de destilação de limão, e foi desenvolvida para pulverizar como uma névoa sobre os comensais enquanto comiam o prato.

A carta de vinhos é dividida em listas separadas de vermelho e branco , e é entregue num carrinho para cada tabela. Existem mais de 2.800 vinhos nas listas combinadas e cerca de 60.000 garrafas na adega.

Este texto foi escrito para homenagear o El Celler de Can Roca e dar uma pequena ideia do que ele representa para a gastronomia mundial.

Como não conheço, mas já está na minha lista de "a conferir", as informações foram extraídas do próprio site do restaurante e algumas pinceladas do wikipedia.

C/ de Can Sunyer, 48, 17007 Girona, Espanha - Tel.+34 972 22 21 57