ESPANHA - PAELLA

01/07/2013 13:42

Para comemorar o título do Brasil (Tetracampeão da Copa das Confederações de Futebol), em cima da querida Espanha, fui pesquisar a origem da PAELLA. Quem não gosta deste prato da culinária espanhola? Eu adoro comer e fazer!!! 

 

A Paella (Valência e Espanhol : [paeʎa]) é um prato valenciano de arroz que surgiu, em sua forma moderna, em meados do século 19 perto do lago de Albufera , na costa leste da Espanha. 

 

Muitos não-espanhóis vêm a paella como o prato nacional da Espanha, mas a maioria dos espanhóis considera ser um prato valenciano regional. Os valencianos, por sua vez, consideram a paella como um dos símbolos de identificação da região.

Existem três tipos conhecidos de paella: a paella valenciana, a de frutos do mar e paella mista. A paella valenciana é composta por arroz branco , verduras , carne (coelho, frango, pato), feijão e tempero. A de frutos do mar substitui as carnes por frutos do mar e retira o feijão e os vegetais verdes. A paella mista é uma combinação de estilo livre de carnes, frutos do mar, legumes e, às vezes, feijão. 

 

 

 

 

A maioria dos chefs espanhóis utiliza dois de tipos de arroz: o  calasparra ou o bomba. 

 

Outros ingredientes usados são o açafrão e o azeite de oliva .

 

Paella é uma palavra catalã que deriva do francês "paelle de pan" que, por sua vez, vem da palavra latina "patela" que também é semelhante ao moderno francês "poêle", o italiano "padella" e o espanhol velho "padilla".

Os valencianos usam a palavra paella para todas as panelas, no entanto, na maioria das outras partes da Espanha e toda a América Latina, o termo paellera é mais comumente usado para esse prato, embora ambos os termos estejam corretos, como afirmado pela Real Academia Espanhola , o órgão responsável pela regulação da língua espanhola.